os gerenciadores de janelas no estilo tiling tem atraído muitas pessoas pelo fato de economizar tempo e dar uma “cara” original para o Linux e BSD . Se você for um fã de atalhos de teclado no Linux , mas nãoo quer largar seu GNOME o Material Shell pode lhe ajudar! 😃
Material Shell é uma extensão do GNOME que transforma o mesmo num Tiling Window Manager. Isso significa que você não precisa fazer logout e login em outro ambiente de área de trabalho ou gerenciador de janelas. Você pode ativá-lo ou desativá-lo em sua sessão atual.
O projeto é denominado Material Shell porque segue as diretrizes do Material Design e, portanto, oferece aos aplicativos uma interface esteticamente agradável.
Para instalar basta acessar este link , instalar o plugin e então habilitar a extensão Material Shell.
.
Como qualquer gerenciador de janelas lado a lado, você pode usar atalhos de teclado para navegar entre aplicativos e áreas de trabalho.
Super + W
Navega até a área de trabalho superior.Super + S
Navega até a área de trabalho inferior.Super + A
Foca a janela à esquerda da janela atual.Super + D
Foca a janela à direita da janela atual.Super + 1
, Super + 2
… Super + 0
Navega até o espaço de trabalho específicoSuper + Q
Fecha a janela atual em foco.Super + [MouseDrag]
Move a janela.Super + Shift+A
Move a janela atual para a esquerda.Super + Shift+D
Move a janela atual para a direita.Super + Shift+W
Move a janela atual para a área de trabalho superior.Super + Shift+S
Move a janela atual para a área de trabalho inferior.Assista esse vídeo de 1:48 min para ter uma noção de como o Material Shell é em ação:
Se você não gostar, pode desativá-lo no mesmo link de extensão usado anteriormente.