gerenciador de janelas lado a lado é um gerenciador de janelas com uma organização da tela em quadros que não se sobrepõem, em oposição à abordagem mais popular de empilhamento baseado em coordenadas de objetos sobrepostos que tenta emular completamente a metáfora da área de trabalho.
Eles consomem bem menos recursos do seu sistema quando comparados com Interfaces Gráficas, como: KDE, GNOME, XFCE e entre outros.
Nesse artigo vamos os 25 melhores e mais 2 dicas bônus ao final!
O bspwm representa as janelas como as folhas de uma árvore binária completa.Ele responde apenas a eventos X e às mensagens que recebe em um soquete dedicado.
bspc é um programa que escreve mensagens no soquete do bspwm.O bspwm não lida com nenhuma entrada de teclado ou ponteiro: um programa de terceiros (por exemplo, sxhkd) é necessário para traduzir eventos de teclado e ponteiro em invocações bspc.
https://github.com/baskerville/bspwm
Assista à um vídeo mostrando como configurar o bspwm:
Veja também uma REVIEW do bspwm
O i3wm foi totalmente escrito do zero. As plataformas de destino são os sistemas operacionais GNU/Linux e BSD. É um Software Livre e de Código Aberto (FOSS) sob a licença BSD. O i3 é voltado principalmente para usuários e desenvolvedores avançados. Ele foi baseado no gerenciador de janelas: wmii.
Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o i3wm:
Veja como instalar e configurar o i3-gaps, Albert, Cava e Polybar no Ubuntu:
Veja também:
O dwm gerencia janelas em layouts lado a lado, monóculo e flutuante. Todos os layouts podem ser aplicados dinamicamente, otimizando o ambiente para a aplicação em uso e a tarefa executada.
Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o dwm:
O Openbox é de última geração altamente configurável com amplo suporte a padrões. O estilo visual é conhecido por sua aparência minimalista. O Openbox usa o estilo visual box, enquanto fornece um maior número de opções para desenvolvedores de temas do que as implementações * box anteriores. A documentação do tema descreve toda a gama de opções encontradas nos temas Openbox.
Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o Openbox:
É muito rápido, extensível e licenciado sob a licença GNU GPLv2. Ele é voltado principalmente para usuários avançados, desenvolvedores e qualquer pessoa que lide com tarefas de computação do dia a dia e que queira ter um controle refinado de seu ambiente gráfico.
Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o AwesomeWM no Alpine Linux:
tags
(ou espaços de trabalho ou desktops virtuais) que podem ser adicionados/removidos em tempo de execução. Cada tag contém um layout próprioAssista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o HerbstluftWM:
É escrito e configurado em Haskell. Em um WM normal, você gasta metade do seu tempo alinhando e procurando janelas. O xmonad torna o trabalho mais fácil, automatizando isso.
Sway é um compositor de Wayland e um substituto para o gerenciador de janelas i3 para X11. Ele funciona com sua configuração i3 existente e oferece suporte à maioria dos recursos do i3, além de alguns extras.
Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o Sway no Ubuntu:
Qtile é escrito em Python. É simples, pequeno e extensível. É fácil escrever seus próprios layouts, widgets e comandos integrados.
É escrito em C e usa apenas Xlib, no mínimo. Por causa de seu tamanho reduzido, o JWM é um bom gerenciador de janelas para computadores mais antigos e sistemas menos poderosos, como o Raspberry Pi, embora seja perfeitamente capaz de funcionar em sistemas modernos. O JWM está incluído em pequenas distribuições Linux, como Small Puppy Linux e Damn Small Linux , e está disponível como um pacote separado em muitas outras distribuições.
https://joewing.net/projects/jwm/
Ratpoison é um gerenciador de janelas simples, sem grandes dependências de biblioteca, sem gráficos sofisticados, sem decorações de janela e sem dependência de mouse. A tela pode ser dividida em quadros não sobrepostos. Todas as janelas são mantidas maximizadas dentro de suas molduras para aproveitar ao máximo o seu precioso espaço na tela. Toda interação com o gerenciador de janelas é feita por meio de teclas.
Antigamente era baseado no gerenciador de janelas aewm++, mas evoluiu o suficiente para não se parecer mais com o aewm++. Ele tem um conjunto de recursos muito expandido, incluindo agrupamento de janelas (semelhante a ion, pwm ou fluxbox), autoproperties, xinerama, keygrabber e muito mais.
É escrito em Rust.
EXWM (Emacs X Window Manager) é um gerenciador de janelas X com todos os recursos para Emacs construído sobre o XELB.
Um WM de flutuação rápida, com a particularidade de possuir 2 bordas, escrito sobre a biblioteca XCB e derivado do mcwm escrito por Michael Cardell. No 2bWM tudo é acessível a partir do teclado, mas um dispositivo apontador pode ser usado para mover, redimensionar e aumentar/diminuir.
Baseado no código Blackbox 0.61.1. É muito leve em recursos e fácil de manusear, mas ainda assim cheio de recursos para tornar uma experiência de desktop fácil e extremamente rápida. Ele é construído em C++ e licenciado sob a licença MIT.
Projetado para se integrar ao ambiente de desktop GNOME. Ele fornece um modo de layout de empilhamento tradicional e também layouts de ladrilhos, onde as janelas são organizadas para usar a tela inteira sem sobreposição.
O objetivo do IceWM é velocidade, simplicidade e não atrapalhar o usuário.
É programável, tem uma interface de sistema de arquivos 9p e oferece suporte ao gerenciamento de janelas clássicas e lado a lado (semelhante a acme). Seu objetivo é manter uma base de código pequena e limpa (leia-se hackeável e bonita).
https://code.google.com/archive/p/wmii/
Ele tenta ficar fora do caminho para que o valioso espaço da tela possa ser usado para coisas muito mais importantes. Possui padrões lógicos e não requer que se aprenda um idioma para fazer qualquer configuração. Ele foi escrito por hackers para hackers e se esforça para ser pequeno, compacto e rápido.
https://github.com/conformal/spectrwm
O Fast Light Window Manager é um pequeno gerenciador de janelas baseado em FLTK de empilhamento escrito em C++ e disponível para redistribuição sob os termos da GNU General Public License.
O Way Cooler é um gerenciador de janelas do Wayland, escrito em Rust, configurável usando Lua e extensível com D-Bus.
Fortemente inspirado por i3wm. Wmderland visa simplificar as funcionalidades principais do i3wm e agrupar os recursos essenciais necessários para um gerenciador de janelas de mosaico moderno, mas mínimo. Escrito em C++ usando Xlib.
https://github.com/aesophor/Wmderland
PaperWM é uma extensão Gnome Shell experimental que fornece ladrilhos roláveis de janelas e espaços de trabalho por monitor. É inspirado em paper notebooks e gerenciadores de janelas em mosaico. Suporta Gnome Shell 3.28 e 3.30 no X11 e wayland.
https://github.com/paperwm/PaperWM
Um gerenciador de janelas para X que é extensível com Guile Scheme.
https://github.com/kori/Xlambda