Os 25 Melhores Tiling Window Manager para seu Linux

E mais 2 bônus para quem usa macOS ou Windows.


Os 25 Melhores Tiling Window Manager para seu Linux

gerenciador de janelas lado a lado é um gerenciador de janelas com uma organização da tela em quadros que não se sobrepõem, em oposição à abordagem mais popular de empilhamento baseado em coordenadas de objetos sobrepostos que tenta emular completamente a metáfora da área de trabalho.

Eles consomem bem menos recursos do seu sistema quando comparados com Interfaces Gráficas, como: KDE, GNOME, XFCE e entre outros.

Nesse artigo vamos os 25 melhores e mais 2 dicas bônus ao final!


01. bspwm

O bspwm representa as janelas como as folhas de uma árvore binária completa.Ele responde apenas a eventos X e às mensagens que recebe em um soquete dedicado.

bspc é um programa que escreve mensagens no soquete do bspwm.O bspwm não lida com nenhuma entrada de teclado ou ponteiro: um programa de terceiros (por exemplo, sxhkd) é necessário para traduzir eventos de teclado e ponteiro em invocações bspc.

bspwm

https://github.com/baskerville/bspwm

Assista à um vídeo mostrando como configurar o bspwm:

Veja também uma REVIEW do bspwm


02. i3wm

O i3wm foi totalmente escrito do zero. As plataformas de destino são os sistemas operacionais GNU/Linux e BSD. É um Software Livre e de Código Aberto (FOSS) sob a licença BSD. O i3 é voltado principalmente para usuários e desenvolvedores avançados. Ele foi baseado no gerenciador de janelas: wmii.

i3wm

https://i3wm.org/

Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o i3wm:

Veja como instalar e configurar o i3-gaps, Albert, Cava e Polybar no Ubuntu:

Veja também:

03. dwm

O dwm gerencia janelas em layouts lado a lado, monóculo e flutuante. Todos os layouts podem ser aplicados dinamicamente, otimizando o ambiente para a aplicação em uso e a tarefa executada.

dwm

https://dwm.suckless.org/

Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o dwm:


04. Openbox

O Openbox é de última geração altamente configurável com amplo suporte a padrões. O estilo visual é conhecido por sua aparência minimalista. O Openbox usa o estilo visual box, enquanto fornece um maior número de opções para desenvolvedores de temas do que as implementações * box anteriores. A documentação do tema descreve toda a gama de opções encontradas nos temas Openbox.

Openbox

http://openbox.org/

Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o Openbox:


05. AwesomeWM

É muito rápido, extensível e licenciado sob a licença GNU GPLv2. Ele é voltado principalmente para usuários avançados, desenvolvedores e qualquer pessoa que lide com tarefas de computação do dia a dia e que queira ter um controle refinado de seu ambiente gráfico.

AwesomeWM

https://awesomewm.org/

Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o AwesomeWM no Alpine Linux:


06. HerbstluftWM

  • o layout é baseado na divisão de quadros em subquadros que podem ser divididos novamente ou podem ser preenchidos com janelas (semelhante a i3 ou musca)
  • tags (ou espaços de trabalho ou desktops virtuais) que podem ser adicionados/removidos em tempo de execução. Cada tag contém um layout próprio
  • As tags são independentes do monitor (semelhante ao xmonad)

HerbstluftWM

https://herbstluftwm.org/

Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o HerbstluftWM:


07. xmonad

É escrito e configurado em Haskell. Em um WM normal, você gasta metade do seu tempo alinhando e procurando janelas. O xmonad torna o trabalho mais fácil, automatizando isso.

xmonad

https://xmonad.org/


08. Sway

Sway é um compositor de Wayland e um substituto para o gerenciador de janelas i3 para X11. Ele funciona com sua configuração i3 existente e oferece suporte à maioria dos recursos do i3, além de alguns extras.

Sway

https://swaywm.org/

Assista à um vídeo mostrando como instalar e configurar o Sway no Ubuntu:


09. Qtile

Qtile é escrito em Python. É simples, pequeno e extensível. É fácil escrever seus próprios layouts, widgets e comandos integrados.

Qtile

http://www.qtile.org/


10. JWM

É escrito em C e usa apenas Xlib, no mínimo. Por causa de seu tamanho reduzido, o JWM é um bom gerenciador de janelas para computadores mais antigos e sistemas menos poderosos, como o Raspberry Pi, embora seja perfeitamente capaz de funcionar em sistemas modernos. O JWM está incluído em pequenas distribuições Linux, como Small Puppy Linux e Damn Small Linux , e está disponível como um pacote separado em muitas outras distribuições.

JWM

https://joewing.net/projects/jwm/


11. Ratpoison

Ratpoison é um gerenciador de janelas simples, sem grandes dependências de biblioteca, sem gráficos sofisticados, sem decorações de janela e sem dependência de mouse. A tela pode ser dividida em quadros não sobrepostos. Todas as janelas são mantidas maximizadas dentro de suas molduras para aproveitar ao máximo o seu precioso espaço na tela. Toda interação com o gerenciador de janelas é feita por meio de teclas.

Ratpoison

http://ratpoison.nongnu.org/


12. PekWm

Antigamente era baseado no gerenciador de janelas aewm++, mas evoluiu o suficiente para não se parecer mais com o aewm++. Ele tem um conjunto de recursos muito expandido, incluindo agrupamento de janelas (semelhante a ion, pwm ou fluxbox), autoproperties, xinerama, keygrabber e muito mais.

PekWm

https://www.pekwm.org/


13. wtftw

É escrito em Rust.

wtftw

http://ratpoison.nongnu.org/


14. EXWM

EXWM (Emacs X Window Manager) é um gerenciador de janelas X com todos os recursos para Emacs construído sobre o XELB.

EXWM

https://github.com/ch11ng/exwm

15. 2bwm

Um WM de flutuação rápida, com a particularidade de possuir 2 bordas, escrito sobre a biblioteca XCB e derivado do mcwm escrito por Michael Cardell. No 2bWM tudo é acessível a partir do teclado, mas um dispositivo apontador pode ser usado para mover, redimensionar e aumentar/diminuir.

2bwm

https://github.com/venam/2bwm


16. Fluxbox

Baseado no código Blackbox 0.61.1. É muito leve em recursos e fácil de manusear, mas ainda assim cheio de recursos para tornar uma experiência de desktop fácil e extremamente rápida. Ele é construído em C++ e licenciado sob a licença MIT.

Fluxbox

http://www.fluxbox.org/


17. Bluetile

Projetado para se integrar ao ambiente de desktop GNOME. Ele fornece um modo de layout de empilhamento tradicional e também layouts de ladrilhos, onde as janelas são organizadas para usar a tela inteira sem sobreposição.

Bluetile

http://bluetile.org/


18. IceWM

O objetivo do IceWM é velocidade, simplicidade e não atrapalhar o usuário.

IceWM

https://ice-wm.org/


19. wmii

É programável, tem uma interface de sistema de arquivos 9p e oferece suporte ao gerenciamento de janelas clássicas e lado a lado (semelhante a acme). Seu objetivo é manter uma base de código pequena e limpa (leia-se hackeável e bonita).

wmii

https://code.google.com/archive/p/wmii/


20. Spectrwm

Ele tenta ficar fora do caminho para que o valioso espaço da tela possa ser usado para coisas muito mais importantes. Possui padrões lógicos e não requer que se aprenda um idioma para fazer qualquer configuração. Ele foi escrito por hackers para hackers e se esforça para ser pequeno, compacto e rápido.

Spectrwm

https://github.com/conformal/spectrwm


21. flwm

O Fast Light Window Manager é um pequeno gerenciador de janelas baseado em FLTK de empilhamento escrito em C++ e disponível para redistribuição sob os termos da GNU General Public License.

flwm

http://flwm.sourceforge.net/


22. Way cooler

O Way Cooler é um gerenciador de janelas do Wayland, escrito em Rust, configurável usando Lua e extensível com D-Bus.

Way cooler

http://way-cooler.org/


23. WMderland

Fortemente inspirado por i3wm. Wmderland visa simplificar as funcionalidades principais do i3wm e agrupar os recursos essenciais necessários para um gerenciador de janelas de mosaico moderno, mas mínimo. Escrito em C++ usando Xlib.

WMderland

https://github.com/aesophor/Wmderland


24. PaperWM

PaperWM é uma extensão Gnome Shell experimental que fornece ladrilhos roláveis de janelas e espaços de trabalho por monitor. É inspirado em paper notebooks e gerenciadores de janelas em mosaico. Suporta Gnome Shell 3.28 e 3.30 no X11 e wayland.

PaperWM

https://github.com/paperwm/PaperWM


25. Xlambda

Um gerenciador de janelas para X que é extensível com Guile Scheme.

Xlambda

https://github.com/kori/Xlambda


Bônus

Se você utiliza Windows, existe o Windawesome

Se você utiliz macOS, existe o chunkwm e entre outros.

Veja também:

Fui!


wm linux winndows macos


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Mais detalhes

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.