Os 31 Melhores Frameworks e Bibliotecas JavaScript

Escreva menos, faça mais!


Os 31 Melhores Frameworks e Bibliotecas JavaScript

JavaScript realmente é uma linguagem incrível, até quem não gosta precisa aprender porque a Web é HTML, CSS e JavaScript , ou seja, ela faz parte do básico de tudo.

Mas escrever JavaScript do zero, pode ser algo muito trabalhoso e complicado principalmente para iniciantes que seria o JavaScript Vanilla . Logo, para isso existem diversas bibliotecas e frameworks para facilitar e melhorar suas aplicações.

Separei os 31 melhores por categorias e vamos conhecer cada um delas:


PROPOSTA GERAL

01. jQuery

Site oficial: https://jquery.com/ jQuery é uma biblioteca JavaScript rápida, pequena e cheia de recursos. Criada por John Resig.

jQuery


02. YUI

Site oficial: http://yuilibrary.com/ Criado pelo Yahoo!, YUI é uma biblioteca JavaScript e CSS de código aberto para criação de aplicações web ricas e interativas. Novas atualizações estão paradas desde 29 de Agosto de 2014.

YUI


03. ZeptoJS

Site oficial: http://zeptojs.com/ Zepto é uma biblioteca JavaScript minimalista para navegadores modernos com uma grande compatibilidade com a API do jQuery. Se você usa jQuery, você já sabe como usar o Zepto.

ZeptoJS


04. Dojo Toolkit

Site oficial: http://dojotoolkit.org/ Dojo é um kit de ferramentas JavaScript grátis e de código aberto para criação de aplicações web de alto desempenho. Os patrocinadores do projeto incluem IBM e SitePen.

Dojo Toolkit


05. Underscore.js

Site oficial: http://underscorejs.org/ Underscore.js é uma biblioteca JavaScript que fornece uma enorme quantidade de helpers úteis sem estender qualquer objeto interno.

Underscore


MODEL VIEW *

06. Backbone.js

Site oficial: http://backbonejs.org/ Framework JavaScript client-side muito popular, criado por @jashkenas.

Backbone


07. Ember.js

Site oficial: http://emberjs.com/ Criado por @wycats, desenvolvedores do núcleo do jQuery e Ruby on Rails .

Ember


08. Knockout.js

Site oficial: http://knockoutjs.com/ Simplifica interfaces de cliente dinâmicas criadas em JavaScript aplicando o modelo Model-View-View (MVVM).

Knockout


09. Angular.js

Site oficial: http://angularjs.org/ Criado pelo Google, Angular.js é como um polyfill para o futuro do HTML.

Angular.js


10. Angular

Site oficial: https://angular.io/

Um framework.Mobile & desktop. Uma maneira de criar aplicativos com o Angular e usar seu código e habilidades para criar aplicativos para cada meta de implantação. Para web, web móvel, telefone móvel nativo e desktop nativo.

Angular


11. Cappuccino

Site oficial: https://www.cappuccino.dev/ Cappuccino é um framework de código aberto que torna fácil a criação de aplicações parecidas com desktop que rodam em um navegador.

Cappuccino


12. JsMVC

Site oficial: https://github.com/Nitij/JsMvc JavaScriptMVC é uma pequena estrutura para implementar a navegação no estilo mvc em um aplicativo da web de uma única página.

JavaScriptMVC


14. Meteor

Site oficial: https://www.meteor.com/ Meteor é uma plataforma de código aberto para criação rápida de aplicações web de alta qualidade, seja você um desenvolvedor experiente ou que está apenas começando.

Meteor


15. Spice.js

Site oficial: https://github.com/spicejs Spice é um framework MVC em JavaScript minúsculo (< 3k) e flexível. Spice foi construido para ser fácil de ser adicionado em qualquer aplicação existente e funciona bem com outras tecnologias como jQuery, pjax, turbolinks, node ou qualquer outra coisa que você esteja usando.

Spice


16. Riot.js

Site oficial: https://riot.js.org/ Riot é uma biblioteca client-side (MV*) incrivelmente rápida, potente e pequena para criar aplicações web de grande escala. Apesar do tamanho pequeno todos os blocos de construção estão lá: um motor de templates, rotas, biblioteca de eventos e um padrão MVP rígido para manter as coisas organizadas.

Riot


17. CanJS

Site oficial: http://canjs.com/ CanJS é um framework JavaScript que simplifica e agiliza o desenvolvimento de aplicações complexas. Fácil de aprender, pequeno e com uma estrutura modesta, mas com características modernas como tags customizadas e com binding de duas vias.

CanJS


BIBLIOTECA

18. React

Site oficial: https://reactjs.org/ Criado pelo Facebook. React é uma biblioteca JavaScript para criação de interfaces de usuários do Facebook e do Instagram. Muitas pessoas enxergam o React como o V do MVC.

React


19. Vue.js

Site oficial: https://vuejs.org/ É uma biblioteca MVVM que provê two-way data binding, adiciona comportamento adicional ao HTML (através de diretivas) e componentes reativos. Ao utilizar add-ons nativos o desenvolvedor pode também contar com rotas, AJAX, gerenciamento de fonte de dados ao estilo Flux, validação de formulários e mais. Provê uma extensão para Chrome que é muito útil para inspecionar componentes construídos com Vue.

Vue.js


20. Handlebars

Site oficial: https://handlebarsjs.com/ Handlebars fornece de forma eficaz o poder necessário para você criar templates semânticos sem frustrações. Muito utilizado em Node.js para gerar paǵinas HTML dinamicas.

Handlebars


21. Dust.js

Site oficial: https://www.dustjs.com/ É uma biblioteca criada pelo LinkedIn que serve para criar templates assíncronos para o navegador e para node.js.

Dust


ANIMAÇÃO

22. Velocity.js

Site oficial: http://velocityjs.org/ Velocity é um motor de animações com a mesma API $.animate() do jQuery.

Velocity


23. Bounce.js

Site oficial: http://bouncejs.com/ Bounce.js é uma biblioteca JavaScript e uma ferramenta que permite você criar lindas animações em CSS3.

Bounce.js


24. TweenJS

Site oficial: https://www.createjs.com/tweenjs Uma biblioteca JavaScript simples mas poderosa para interpolar e animar propriedades HTML5 e JavaScript.

TweenJS


25. Move.js

Site oficial: http://visionmedia.github.io/move.js/ Move.js é uma biblioteca JavaScript pequena que torna animações em CSS3 super simples e elegantes.

Move.js


26. Snap.svg

Site oficial:http://snapsvg.io/ SVG é uma excelente forma de criar gráficos vetoriais interativos e independentes de resolução que ficam ótimos em qualquer tamanho de tela.

Snap


27. Rekapi.js

Site oficial: https://jeremyckahn.github.io/rekapi/doc/rekapi.js.html Rekapi é uma biblioteca para fazer animações canvas e DOM com JavaScript, assim como animações @keyframe do CSS, para navegadores modernos.

Rekapi


28. Favico.js

Site oficial: http://lab.ejci.net/favico.js/ Faça uso do seu favicon com emblemas, imagens ou vídeos.

Favico


29. Textillate.js

Site oficial: http://textillate.js.org/ Textillate.js combina algumas bibliotecas impressionantes para fornecer um plugin fácil de usar para aplicar animações CSS3 em qualquer texto.

Textillate.js


30. Motio

Site oficial: https://darsa.in/motio/ Motio é uma pequena biblioteca JavaScript para uma simples porém poderosa animação baseada em sprites e panning (panorâmica).

Motio


31. Anime.js

Site oficial: https://animejs.com/ O Anime.js (/ˈæn.ə.meɪ/) é uma biblioteca de animação JavaScript leve, com uma API simples e poderosa. Funciona com propriedades CSS, atributos SVG, DOM e objetos JavaScript.

Anime.js


Bom pessoal, é isso. Minhas preferências das citadas acima são Vue.js , Textillate.js e Anime.js , mas isso vai de questão de gosto.

Espero que tenham gostado da postagem e se você ainda é iniciante ou deseja inciar nesse mundo de front-end/programação , recomendo você assistir aos vídeos abaixo:

HTML & CSS

JAVASCRIPT PARA INICIANTES

Abraços!

Link útil: jstherightway


javascript desenvolvimento


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!