Quando você vai acessar uma partição via interfaçe gráfica em alguns sistemas como Gentoo e Debian, por exemplo, é pedido que você insira sua senha de sudo
ou root
como no exemplo abaixo:
No caso de um gerenciador de janelas, como bspwm por exemplo, se você não iniciou o Polkit manualmente ou no seu arquivo de início de sessão ele não abre o Gksudo e mostra um erro similar à imagem representada abaixo:
Mas você pode configurar para montar automaticamente sem pedir senha, da seguinte maneira:
Abra o arquivo /usr/share/polkit-1/actions/org.freedesktop.UDisks2.policy
Abra o arquivo /usr/share/polkit-1/actions/org.freedesktop.UDisks2.policy
E no trecho(<action id="org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system">
, na tag defaults
) similar ao abaixo, troque as informações: auth_admin por yes
Deixando assim:
Depois nem precisa reiniciar nada, basta tentar montar de agora em diante
Se não conseguir, tente alterar também no arquivo que tem a informação Udisk ou udisk2
No i3wm , se quiser que peça senha em vez de montar automaticamente, adicione essa linha ao seu config: exec_always --no-startup-id /usr/lib/policykit-1-gnome/polkit-gnome-authentication-agent-1 &
, no caso do Debian.
O Polkit é um componente para controlar privilégios em todo o sistema em sistemas operacionais semelhantes ao Unix. Ele fornece uma maneira organizada para processos não privilegiados se comunicarem com os privilegiados. O Polkit permite um nível de controle da política do sistema centralizado.
Desde a versão 0.105, lançada em abril de 2012, o nome do projeto foi alterado do PolicyKit para o polkit para enfatizar que o componente do sistema foi reescrito e que a API foi alterada, quebrando a compatibilidade com versões anteriores, saiba mais.