Os 12 Melhores Launchers para Linux

Launcher é um lançador de aplicativos que ajuda a localizar e iniciar programas.


Os 12 Melhores Launchers para Linux

Um Launcher é um lançador de aplicativos que ajuda um usuário a localizar e iniciar programas . Um iniciador de aplicativos fornece atalhos para programas de computador e armazena os atalhos em um único local para facilitar a localização.

Na comparação dos lançadores de aplicativos de desktop a seguir, cada seção é dedicada a um ambiente de desktop para Linux, apesar de haver versões de alguns para outros sistemas.


1. Ulauncher

Ulauncher

  • O Ulauncher fornece resultados de pesquisa instantâneos. Ele também lembra suas escolhas anteriores e seleciona automaticamente a melhor opção para você.
  • Você pode digitar o nome de um aplicativo sem se preocupar com a ortografia. O Ulauncher descobrirá o que você quis dizer.
  • Melhore o seu fluxo de trabalho com atalhos personalizáveis. Crie um atalho para pesquisa na web ou seus scripts.
  • Navegue por arquivos e diretórios com facilidade. Digite ~ ou / para iniciar. Pressione Alt + Enter para acessar um menu alt.

http://ulauncher.io/


2. Synapse

Synapse

O Synapse é um iniciador semântico escrito em Vala que você pode usar para iniciar aplicativos, além de encontrar e acessar documentos e arquivos relevantes, usando o mecanismo Zeitgeist.

https://launchpad.net/synapse-project


3. Cerebro

Cerebro

O Cerebro é uma alternativa de software de produtividade baseada em elétrons de código aberto e alternativa ao Alfred e Spotlight.

É focado em velocidade e boa interface do usuário e UX. Na maioria dos casos, você nem precisa abrir outro aplicativo, porque pode ver os resultados diretamente no Cerebro, como google maps, filmes IMDB ou detalhes de contato.

https://cerebroapp.com/


4. Albert

Albert

Acesse tudo com praticamente zero esforço. Execute aplicativos, abra arquivos ou seus caminhos, abra os favoritos no seu navegador, pesquise na web, calcule coisas e muito mais. Veja wiki para mais informações.

Veja um vídeo que fizemos do Ubuntu com Albert: https://youtu.be/uJCgh3nIL84

https://albertlauncher.github.io/


5. Gnome Do

GNOME Do

O GNOME Do permite pesquisar rapidamente muitos itens presentes na área de trabalho ou na web e executar ações úteis nesses itens. O GNOME Do é inspirado no Small Quicksilver iconQuicksilver e na caixa de lançamento do GNOME.

https://launchpad.net/do


6. Rofi

Rofi

Rofi começou como clone do simpleswitcher, escrito por Sean Pringle, um alternador de janelas pop-up, basicamente baseado no superswitcher.

A Simpleswitcher lançou as bases e, portanto, Sean Pringle merece a maior parte do crédito por essa ferramenta. O Rofi, renomeado por perder a propriedade simples, foi ampliado com recursos extras, como um diálogo de execução, um lançador ssh e pode atuar como um substituto do menu de menu, tornando-o uma ferramenta muito versátil.

O Rofi, como o dmenu, fornecerá ao usuário uma lista textual de opções onde uma ou mais podem ser selecionadas. Pode ser, executando um aplicativo, selecionando uma janela ou opções fornecidas por um script externo.

Encontre diversos conteúdos sobre Rofi aqui no Blog: http://abre.ai/rofi

https://davedavenport.github.io/rofi/


7. Gnome-Pie

GNOME-Pie

O Gnome-Pie é um lançador de aplicativos circular para Linux. É feito de várias tortas, cada uma composta por várias fatias.

O usuário pressiona um toque de tecla que abre a torta desejada. Ao ativar uma de suas fatias, os aplicativos podem ser iniciados, as teclas pressionadas podem ser simuladas ou os arquivos podem ser abertos.

O usuário não precisa se lembrar do nome de um aplicativo - apenas a direção deve ser lembrada.

Veja um vídeo que fizemos sobre o GNOME-Pie: https://youtu.be/sKt7lyvp3t4

http://simmesimme.github.io/gnome-pie.html


8. Krunner

Krunner

O Krunner é um menu de linha de comando multifuncional para o KDE Plasma Desktop.

Às vezes, parece que você pode gerenciar toda a sua computação a partir do Krunner.

Entre outras coisas, você pode iniciar comandos, abrir sites usando as abreviações definidas em:

  • Configurações do sistema > Atalhos > Atalhos da Web, enviar e-mails, converter unidades de medidas, abrir configurações específicas do sistema e exibir a data e hora.

https://userbase.kde.org/Plasma/Krunner


9. Dmenu

Dmenu

O dmenu é um menu dinâmico para o X, originalmente projetado para dwm. Ele gerencia um grande número de itens de menu definidos pelo usuário com eficiência.

Encontre diversos conteúdos sobre Dmenu aqui no Blog: http://abre.ai/dmenu

https://alternativeto.net/software/dmenu/


10. Zazu

Zazu

O Zazu é um novo aplicativo de produtividade de código aberto, que permite que os desenvolvedores estejam no banco do motorista.

Ao contrário de outras soluções, não há integrações internas, portanto, cada plug-in tem o escopo completo do que o Zazu tem a oferecer.

http://zazuapp.org/


11. Kupfer

Kupfer

O Kupfer é uma ferramenta de comando altamente inspirada no Small Quicksilver iconQuicksilver; você não o usa para pesquisar seus arquivos, mas para invocar um aplicativo ou documento rapidamente, digitando as primeiras partes de seu nome.

O Kupfer é escrito usando Python e possui uma arquitetura flexível. Os objetos que ele pode acessar são implementados em plug-ins e novos plug-ins podem ser gravados rapidamente. A filosofia de Kupfer é a simplicidade.

A implementação é simples, faz com que as coisas fáceis funcionem primeiro e não projeta demais partes desnecessárias do programa. Quando você executa o kupfer, ele é iniciado e, a qualquer momento, você digita o Kupfers keybinding - imediatamente sua janela é apresentada pronta para uma nova consulta.

https://kupferlauncher.github.io/


12. Application Finder

Application Finder

O Application Finder é um programa para encontrar e iniciar aplicativos instalados no seu sistema e executar comandos rapidamente.

Você pode usar o Localizador de aplicativos para adicionar rapidamente lançadores ao seu painel - basta arrastar um item para o painel desejado e ele criará automaticamente um lançador para esse aplicativo.

O localizador de aplicativos possui dois modos:

  • Modo recolhido: onde você pode procurar diretamente comandos e executá-los quando quando Enter for pressionado.

  • Modo expandido: onde você pode pesquisar os aplicativos instalados no seu sistema e visualizar o histórico de comandos.

Para alternar entre os modos, clique nas teclas de seta Para cima ou Para baixo quando a entrada estiver focada ou clique na seta na borda direita da entrada.

https://docs.xfce.org/xfce/xfce4-appfinder/start



rofi dmenu wm gnome


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Mais detalhes

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.