Estas são as piores linguagens de programação para aprender atualmente

Lista destaca as linguagens que podem ser perda de tempo.


Estas são as piores linguagens de programação para aprender atualmente

Lista da Codementor destaca as linguagens que podem ser perda de tempo para os desenvolvedores

É fato que não existe melhor ou pior linguagem de programação. No entanto, os especialistas costumam levar em consideração a popularidade e a comunidade por trás da linguagem para a sua avaliação.

Anualmente, a Codementor publica a lista das “Piores linguagens de programação para aprender”, baseando-se no envolvimento da comunidade, crescimento e mercado de trabalho. Na última edição, a companhia enfatizou que o ranking reflete as linguagens que são uma má escolha para se aprender como primeira opção. Confira abaixo.

1. Elm

Destinado principalmente a desenvolvedores web, o Elm é uma linguagem funcional que se compila ao JavaScript e foi projetada para facilitar a criação de aplicativos web. Segundo a avaliação da Codementor, a linguagem tem o quarto pior engajamento da comunidade, queda no crescimento e, embora as perspectivas de emprego para o Elm tenham melhorado um pouco, ele ainda permanece classificado como a quinta pior linguagem do mercado.

2. CoffeeScript

Também caracterizado como uma linguagem de desenvolvimento web, o CoffeeScript é compilado em JavaScript e foi projetado para melhorar a legibilidade do JavaScript. Para a Codementor, o envolvimento da comunidade do CoffeeScript é baixo. Além disso, o crescimento já fraco da linguagem vem sofrendo queda. Embora as perspectivas de emprego também tenham piorado, a Codementor ressalta que ainda há empresas buscando desenvolvedores com conhecimentos em CoffeeScript.

3. Erlang

O Erlang foi criado pela empresa sueca de telecomunicações Ericsson quase três décadas atrás para ajudar a criar aplicativos de telefonia. Projetado para oferecer suporte ao roteamento em grande escala de chamadas telefônicas e lidar com falhas, a linguagem é adequada para a criação de aplicativos confiáveis ​​e escaláveis. Segundo a Codementor, no entanto, o Erlang teve o maior declínio no envolvimento de comunidades, com o interesse pela linguagem também diminuindo, mesmo no seu nicho de mercado. Classificada como a quarta pior linguagem para aprender em termos de demanda de emprego, a Codementor destaca que, há mais desenvolvedores de Erlang do que vagas disponíveis.

4. Lua

A Lua é uma linguagem de script leve comumente usada em jogos, oferecendo um desempenho decente em relação a outras linguagens do tipo. Embora o envolvimento da comunidade com a Lua tenha aumentado, ela teve um crescimento estável e ficou em segundo lugar em pior demanda de emprego, com o Codementor dizendo que “ainda há mais desenvolvedores de Lua do que demanda por eles”.

5. Perl

Popular por scripts de servidor Web, trabalhos sysadmin, programação de rede e automação de várias tarefas, o Perl é usado desde o final dos anos 80. O agravamento do envolvimento da comunidade, o declínio do crescimento e a oferta superior à demanda no mercado de trabalho são as principais razões apontadas pela Codementor para classificar a linguagem como líder da lista.

Grandes nomes em queda

Kotlin

Apesar de o Kotlin ser celebrado por oferecer aos desenvolvedores Java uma linguagem mais moderna e agradável para codificar, a Codementor a colocou na 11ª posição entre as piores linguagens para se aprender. Mesmo sendo uma linguagem totalmente suportada para o desenvolvimento Android, a Codementor diz que houve envolvimento médio por parte da comunidade, baixa perspectiva para emprego e falha no crescimento do Kotlin.

R

A linguagem de análise estatística R também teve um péssimo ano, segundo a Codementor. Na 12ª posição da lista, a companhia afirma que houve queda no envolvimento da comunidade e baixo crescimento. Apesar de também estar em queda no ranking da RedMonk, os analistas afirmam que a R continua a servir uma “base vibrante de aplicações de ciência analítica e de dados”.

Ruby

Apesar do sucesso do Ruby, que já foi bastante popular entre os desenvolvedores web, a linguagem sofreu uma pequena reviravolta, de acordo com a Codementor. Por conta da sua baixa perspectiva de crescimento, o Ruby teve a sua pior colocação no ranking (17ª posição). Apesar disso, o forte envolvimento da comunidade e a demanda por talentos compensam a questão. Primeiras posições entre as piores linguagens de programação para aprender

Via: CIO


kotlin programacao desenvolvimento lua


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!