Como Instalar o i3-gaps com Bordas Arredondadas

Junte junta minimalismo, elegância e funcionalidade .


Exemplo de i3-gaps com Bordas Arredondadas

O i3wm é um software muito bem escrito. Consome pouquíssimos recursos do computador e não apresenta instabilidade .

Ele junta minimalismo, elegância e funcionalidade de maneira responsável . Seu endereço oficial no GitHub é https://github.com/i3/i3 e página oficial https://i3wm.org/. Foi escrito em Linguagem C por Michael Stapelberg e uma lista de contribuidores, pois é um projeto Open Source.

Depois o usuário Airblader fez um fork do projeto e modificou e adicionou alguns arquivos para gerar a possibilidade do i3wm possuir lacunas/espaços entre as janelas, similar ao bspwm e chamou essa modificação de i3-gaps.

E por fim, um outro usuário do GitHub , o Ben Friesn, mais conhecido como resloved , fez um fork do i3-gaps e adicionou recursos que tornam as bordas do i3-gaps arredondas.

Em nenhuma das situações, não houve adição de pull request, ou seja, as alterações dos forks não foram aceitas nos projetos forkados .

Até houve uma aceitação do Airblader das alterações solicitadas pelo resloved , mas foi temporária e logo depois foram removidas os pull aceitos. Você pode ver isso aqui nesse issue: https://github.com/resloved/i3/pull/3 .

Mas nesse mundo de aceito, modifica, warnings, … e blah blah blah! Muita coisa foi e pode ser perdida, até facilidades que eu notei que foram retiradas.

Atento à todas essas mudanças, alterações e remoções . Eu vi a possibilidade de alguns coisas não serem mais encontradas . Pensando nisso eu forkei as modificações do resloved e recuperei um commit que eu havia visto que foi removido que possuia um build pré-pronto bem bacana e a partir desse meu fork que nós vamos instalar o i3-gaps com bordas arredondas que eu renomeie carinhosamente =) de i3-radius .

Resumindo, meu fork não tem nada de diferente do resloved, até a data dessa publicação, somente recuperei o build.sh que torna mais fácil para usuários que ainda não dominam tanto o assunto.

Introdução

Pra começar é extremamente recomendável você já possuir o i3wm instalado, pois facilitará a resolução das dependências em Tempo de Execução . Ele está disponível na maioria (ou em todos) ou repositórios dos gerenciadores de pacotes das distribuições Linux.

Lembrando que essas mudanças, do jeito que estão, não funcionam nos BSD.

Mas caso você ainda não tenha instalado, instale:

emerge i3 # Gentoo, Funtoo e similares
sudo apt install i3wm # Debian, Ubuntu, Linux Mint e similares
sudo pacman -S i3wm # Arch Linux, Manjaro e similares
sudo yum install i3wm # Red Hat, CentOS, Fedora (use o dnf)

Em alguns gerenciadores pode estar com o nome i3 somente, use o search para confirmar.

Após isso, você precisa das dependências em Tempo de Compilação , se você possui o Gentoo ou Funtoo, pule essa parte, pois os mesmos são sistemas especializados em construção de software e já possui todas as ferramentas instaladas.

Mas se sua distro utiliza pacotes binário e você nunca compilou nada nela, provavelmente você precisará instalar essas dependências, em resumo seriam o Cmake, o Autotools e o GNU GCC .

Na maioria das distribuições há um pacote chamado build-essencial que instala várias ferramentas de uma só vez, mas pra confirmar, consulte as dependências em tempo de compilação nesse link: https://build.i3wm.org/docs/hacking-howto.html

Instalação

Após todas as etapas necessárias acima, agora vamos pôr a mão na massa e construir, no sentido literal da palavra! :)

git clone https://github.com/terroo/i3-radius

Antes de continuar, certifique-se do caminho onde o seu i3wm está instalado: which i3 , você poderia escolher o caminho de instalação , mas pra facilitar, renomei o seu i3, exemplo: sudo mv "$(which i3)" "$(which i3)_original" . Ou seja se eu i3 estava no caminho: /usr/bin/i3 , agora ele foi renomeado para /usr/bin/i3_original , isso além de poder ser revertido facilmente, evita alguns conflitos.

cd i3-radius && sh build.sh

Ao final, ele pedirá sua senha de sudo para rodar o install .

Configurando

Agora para que seu i3wm tenha espaços e bem como bordas arredondas, é necessário você adicionar essas linhas no seu vim ~/.config/i3/config

##### i3-gaps ##############
for_window [class=".*"] border pixel 2 #*
gaps inner 10
gaps outer 1
#gaps horizontal 2

################# i3-radius #######################
smart_borders on
smart_borders no_gaps
border_radius 2

A linha referente à border_radius 2 define a curvatura da borda, será bem leve, mas se você quiser que fique bem arredondado mesmo, aumente o valor, exemplo: border_radius 3 . Uso 2 , pois fica mais elegante. :)

Conclusão

Em resumo é uma tarefa simples, mas quem ainda não tem muita familiaridade acaba se espantando mesmo, mas esse espanto é natural e acostumável! =)

E você, conseguiu realizar todas as etapas de boa ? Ou teve algum problema ?

Comente e se quiser deixe seu rice(screenshot) via markdown no campo de comentários. Abraços e até a próxima.

Compartilhe

Marcos Oliveira

Autor
Marcos Oliveira
Desenvolvedor de Software
youtube.com/TerminalRootTV

Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Artigos Relacionados



Comentários