Como Instalar e Jogar Games MS-DOS no Linux

Com links para diversos games!


Como Instalar e Jogar Games MS-DOS no Linux

Games retrô, ASCII e modo terminal/console é minha “pira” . Aqui no blog sempre haverá mais dicas de games nesse sentido.

E os games do MS-DOS não ficam fora dessa. Existe até um grupo no Facebook muito bom sobre MS-DOS que eu participo que o grupo é bem ativo e posta diversas dicas bem bacanas.

Participa lá se você tiver interesse: https://www.facebook.com/groups/2209352733/ .

Uma das formas de rodar games do MS-DOS no Linux (e a maneira mais simples, na minha opinião) é você utilizar o DOSBox .

Introdução

O DOSBox é um emulador que emula (vagamente “simula”) um computador IBM PC compatível rodando em cima deste um antigo sistema operacional, o MS-DOS. Muitas placas de vídeo e placas de som originarias do IBM PC também são emuladas.

Isso significa que programas feitos originalmente para o MS-DOS podem rodar em computadores modernos por via do software. O DOSBox foi projetado especialmente para executar jogos antigos. O DOSBox é um software livre escrito principalmente em C++ e distribuído sob a GNU General Public License.

Instalação

A maioria das distribuições Linux já possuem o DOSBox no repositório, logo, para instalar basta utilizar o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:

emerge dosbox # Gentoo, Funtoo,...
sudo apt install dosbox # Ubuntu, Debian, Mint,...
sudo yum install dosbox # Red Hat, CentOS, Fedora(use o dnf),...
sudo pacman -S dosbox # Arch, Manjaro,...

Após instalado, você pode procurá-lo no dashboard da sua distro ou por algum launcher, ou simplesmente rodando via terminal o comando:

dosbox

OSBox

Encontrando o DOSBox no Dash do GNOME: GNOME DOSBox

Encontrando em um launcher, exemplo: Rofi Rofi Launcher DOSBox

O DOSBox será aberto numa tela menor e não redimensionável, no entanto, há como você alterar pressionando a combinação de teclas: Alt + Enter . Ou editando o arquivo de configuração que fica no seu diretório pessoal:

vim ~/.dosbox/dosbox-*.conf

E mude a linha correspondente à fullscreen=false para fullscreen=true , salve e agora quando abrir o DOSBox , o mesmo abrirá em Tela Cheia por padrão, se quiser diminuir, tecle Alt + Enter .

Rodando um game

Após baixar descompacte o arquivo e mova para um diretório personalizado para o DOSBox conseguir enxergar, exemplo:

unzip -d mario mariovga.zip
mkdir -p ~/.dosgames
mv mario/ ~/.dosgames/
  • 2. Agora dentro o DOSBox vamos montar o diretório que a gente criou. Rode esse comando: Z:\>mount d ~/.dosgames, como na imagem:

A opção d diz que vamos montar nosso diretório ~/.dosgames na partição D do MS-DOS

Observação: Se não conseguir usar a tecla til(~) no DOSBox por conta do teclado , informe o caminho completo, exemplo: Z:\>mount d /home/nome_do_seu_usuario/.dosgames , a tecla dois pontos ; geralmente é o barra / quando o teclado está desconfigurado.

MOUNT DOSBox

  • 3. Após montar tecle a letra d: seguida de dois pontos, automáticamente você entrará na partição D: que dentro dela está o diretório do seu Linux e depois é só entrar na pasta do mario: cd mario e executar o Mario Bros VGA com o comando: mario.exe, veja todos os comandos na imagem abaixo:

Comandos DOSBox

Dicas pro joguinho de teste Mario Bros VGA

Para jogar esse game é só esperar a introdução, depois apertar Enter e depois Backspace para iniciar, as teclas do games são:

Tecle 1 se quiser que o Mário tenha 5 vidas , 2 para 20 vidas ou 3 para 80 vidas.

  • z - vai para esquerda;
  • x - vai para direita;
  • Alt - Pula.

Mas se quiser modificar, no painel que mostra as teclas(logo após pressionar Enter depois da introdução) , tecle K e pressione as teclas que deseja para Esquerda, Direta e Pular ! 😀

A pira do game é pular com a cabeça no POW para derrubar as tartaruguinhas e quando elas estiverem com o “casco virado”(sem conseguir andar) é só se aproximar delas para derrubá-las e consequentemente eliminá-las .

É um jogo bem simples(uma versão VGA do Mário Bros, bem simplista) , mas se quiser mais games visite os sites:

Dá até pra jogar online, caso queira!

Espero que tenham gostado! Abraços!


dosbox ms-dos windows games


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!