Em design gráfico e editoração, lorem ipsum é um texto utilizado para preencher o espaço de texto em publicações (jornais, revistas, e sites) e testar aspectos visuais (cores, fontes etc.), com a finalidade de verificar o layout, a tipografia e formatação antes de utilizar conteúdo real. Muitas vezes este texto também é utilizado em catálogos de tipografia para demonstrar textos e títulos escritos com as fontes.
Ao contrário da crença popular, o lorem ipsum não é um texto qualquer. Richard McClintock, professor de Latim na Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, “consectetur”, da passagem do texto do lorem ipsum e, em suas pesquisas nas citações da literatura clássica, descobriu que o texto vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do “De Finibus Bonorum et Malorum” (Os extremos do bem e do mal) escrito por Cícero em 45 a.C. Este livro trata da teoria de ética, muito popular durante a Renascença. A primeira linha, “Lorem ipsum dolor sit amet…”, encontra-se na seção 1.10.32.
Essa é uma das formas mais simples, mas lembre-se que você precisa antes possuir o npm instalado na sua máquina.
Instale o lorem-ipsum
Principais comandos:
lorem-ipsum 2 paragraphs
- gera 2 parágrafoslorem-ipsum 2 paragraphs --format html
- gera 2 parágrafos com a tag p
em HTMLÉ uma melhoria da forma anterior, até porque ficar digitando paragraphs, words, sentences sem auto-complete é ruim demais, além de deixar os espaços entre os parágrafos ainda mais separados. Crie esse script vim lorem
Salve , dê permissão de execução e mova para um diretório do sistema:
E use de forma mais fácil, exemplo gerar 4 parágrafos:
Outros exemplos:
lorem -w 2
;lorem -s 6
;lorem -h
.
Também um Shell Script só que além de mais simples, ainda usa um “API”(URL) da http://metaphorpsum.com/ , logo fica um pouco mais lento: vim loremipsum
Se quiser mova para um diretório do sistema pra ficar como comando rápido do shell
Se você tiver a biblioteca lorem-perl
instalada, exemplo no Ubuntu : sudo apt install libtext-lorem-perl
, basta usar assim, similar a solução que eu criei:
O ruim é que a saída fica colada no prompt , mas você pode criar um alias no seu ~/.bashrc
de forma que solucione isso! 😃️
Usando outra ferramenta instalável via npm: https://getlorem.com/
Para instalar:
Exemplo de uso, gerando um parágrafo com 50 palavras: getlorem --units words --count 50
Eu preferir ficar com a 2º solução que é a que eu utilizo aqui, mas fica à sua escolha a melhor para seu caso. Para mais informações consulte os links úteis.
Abraços!
loremipsum desenvolvimento web