Ufetch - Simplicidade no seu Linux ou Unix-like

Informações minúsculas do sistema para sistemas operacionais semelhantes ao Unix.


Ufetch - Simplicidade no seu Linux ou Unix-like

Informações minúsculas do sistema para sistemas operacionais semelhantes ao Unix.

O ufetch é um utilitário que exibe informações do seu sistema e o logo da sua distribuição via terminal. Ele é uma alternativa bem mais simples e compacta do Neofetch e do Screefetch , mas o diferencial é que ele é bem mais compacto.

No canal TerminalRootTVhttps://www.youtube.com/watch?v=2_tnd8g-IMc que mostramos como você contrói um mini-sistema desse com Shell Script .

Mas o ufetch é diferente , ele tem um arquivo para cada sistema. Ou seja, se você quiser exibir os dados dinâmicamente do seu sistema, basta você fazer o download do arquivo, por exemplo aqui no Gentoo , eu só precisaria baixar esse arquivo do repositório do ufetch , dar permissão de execução e rodar:

wget https://raw.githubusercontent.com/jschx/ufetch/master/ufetch-gentoo
chmod +x ufetch-gentoo
./ufetch-gentoo

Se você possuir a função git-svn basta rodar o comando: git-svn https://github.com/jschx/ufetch ufetch-gentoo .

Lógico que se você quiser clonar tudo e fazer um main.sh que irá captar a distribuição dinâmicamente e rodar o devido arquivo, para que fique padrão e não precise ficar escolhendo o arquivo, será uma boa ideia, mas você pode notar que todos os arquivos tem um padrão que é: ufetch-[nome-do-sitema] , logo seu Shell Script poderia ser ainda mais simplificado e se resumir somente em detectar a distro e baixar somente o arquivo.

Para complementar os conceitos, recomendo você assistir ao vídeo abaixo que mostra, como foi dito, como funciona esses aplicativos.


fetch unix gnulinux


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!