Feh um Utilitário para Wallpaper e Imagens

Leve e poderoso para seu papel de parede.


Feh Blur

feh é um visualizador de imagens leve e poderoso que também pode ser usado para gerenciar o papel de parede da área de trabalho para gerenciadores de janelas independentes sem esses recursos e é altamente configurável.

Introdução

O feh pode abrir qualquer formato suportado pelo Imlib2, principalmente jpeg, png, pnm, tiff e bmp. O formato gif também é suportado, mas apenas para imagens estáticas. No caso de animações, apenas o primeiro quadro será mostrado. Se o binário convertido (fornecido pelo ImageMagick ) estiver disponível, ele também terá suporte limitado para muitos outros tipos de arquivos, como svg, xcf e otf.

Instalação

Para instalar o feh, basta usar seu gerenciador de pacotes, exemplo pro APT: sudo apt install feh

Utilizando

Quando você roda o feh feh caminho/para/imagem.jpg pela primeira vez, ele cria automágicamente um arquivo Shell Script no seu diretório pessoal com o nome .fehbg , ou seja, pra vc reutilizar basta rodar esse script.

Isso é interessante quando você deseja manter o papel de parede que você definiu sempre presente, sem precisar ficar rodando toda hora o mesmo comando, essa é a técnica usada para arquivos do [i3wm](echo 'exec $HOME/.fehbg' >> ~/.config/i3/config) , para o bspwm e até mesmo pro seu ~/.xinitc, ~/.xprofile, ~/.bashrc, ~/.profile e outros se você utilizá-los.

Exemplo do conteúdo do meu ~/.fehbg , ou seja, possui o caminho do meu último comando executado:

cat ~/.fehbg

#!/bin/sh
feh --bg-scale '/home/marcos/Imagens/wallpapers/terminalroot-wallpaper-089.jpg'

Lista de opções via linha de comando

A opção que eu mais uso que é justamente que tem no exemplo do meu ~/.fehbg citado acima é:

  • feh --bg-scale caminho/para/imagem.png - Essa opçao coloca o arquivo em segundo plano sem repeti-lo, cortando coisas ou usando bordas. Mas a proporção também não é preservada.

Outras opções:

  • feh -g 640x480 -d -S nome-da-minha-imagem Imagens/ - Procura imagens no diretório indicado (Nesse caso em ~/Imagens/) e automáticamente abre ela na proporção 640x480 como o nome nome-da-minha-imagem
  • --no-fehbg - Desabilita por padrão a criação ou alteração do arquivo ~/.fehbg
  • --bg-fill - preserva a proporção, ampliando a imagem até que ela caiba. Uma parte horizontal ou vertical da imagem será cortada. É semelhante à opção --bg-scale , a única diferença é que com scale mantém a proporção da imagem.
  • --bg-tile - Mosaico , repete a imagem, caso ela seja muito pequena para a tela.
  • --bg-center - Centraliza a imagem em segundo plano. Se for muito pequena, será cercado por uma borda, conforme especificado por --image-bg;
  • --randomize - Gera papéis de paredes randômicos para seu Desktop, geralmente usa em conjunto com alguma parâmetro –bg-[tipo] , exemoplo: feh --randomize --bg-scale ~/Imagens/wallpapers/*.
  • --recursive - Uma imagem para cada área de trabalho do seu Desktop, randômicamente, ou seja, usa em conjunto com a opção --randomize, exemplo: feh --recursive --randomize --bg-scale ~/Imagens/wallpapers/*

Além diversas de outras possibilidades bem bacanas que podem ser consultadas dando uma olhada mais detalhada ainda no manual: man feh , se você rodar feh --help ele vai mandar você ver o manual! =)

Ah, conheça também o feh-blur , desfoque o papel de parede da área de trabalho quando as janelas estiverem abertas (Linux), show de bola!

Feh Blur

Você curtiu e ou tem feh ?!! Um dos meus utilitários preferido, principalmente quando o assunto é WM !

Abraços!


multimidia imagem feh


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Mais detalhes

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.