Quando se fala em autenticação, temos alguns meios de acessar um computador ou conta. Um deles é o tradicional método de credenciais (usuário e senha), além dos meios complementares de segurança, como a autenticação de dois fatores (“two-factor authentication” ou 2fa). Tal método gera tokens (códigos aleatórios de 6 dígitos) que permite ter uma segurança maior ao realizar um acesso em contas, serviços ou computadores. E esta postagem trata exatamente sobre este assunto: gerar tokens de autenticação de 2 fatores, porém usando seu terminal.
O projeto 2FA-Auth tem o seguinte objetivo: usar o terminal e facilitar a criação dos tokens/código de acesso para as contas que utilizem autenticação de dois fatores.
Bom, você deve esta se perguntando: “Qual a função do 2FA-Auth?” O 2FA-Auth surgiu como um método fácil e amigável de se utilizar o OATHTOOL (gerador de token), além de ter outras funções (como pode ser visto na tela do menu principal).
Para que você consiga utilizar o “2FA-Auth”, primeiramente, instale os programas a seguir:
Com o programa GIT, faça o clone (download) do projeto 2FA-Auth.
Após a conclusão do download, rode o script:
Na primeira vez que você estiver executando o 2FA-Auth, o script verificará se o sistema está OK (2FA-Auth verifica se as dependências foram instaladas, inclusive se você tem chaves GnuPG em seu perfil).
Caso exista algum problema, uma mensagem de erro é exibida e o 2FA-Auth deixa de rodar. Porém, se estiver tudo certo, uma mensagem é exibida com uma lista de todas a chaves GnuPG disponíveis em seu perfil.
No caso de você possuir mais de 1 chave GnuPG, escolha uma de suas chaves e utilize as IDs (UserID e KeyID) para informar que chave dever ser utilizada na criptografia e decriptografia de informações referentes aos tokens.
Para maiores informações e aprendizado, leia os arquivos “README” e “doc/How_to_use_2FA-Auth.pdf”.
shellscript 2factorauthenticator authentication