Nos artigos/vídeos anteriores mostramos
Ou seja, já possuir uma partição já criada e formatada de perferência em um sistema de arquivos que identifique a partição, no entanto, pode conseguir distingui-la pelos CHS.
Use (W)hole disk MBR, whole disk (G)PT or (E)dit? [whole]
Não pressione [ENTER] , pois o sistema vai apagar o disco rígido e usar a label OpenBSD para o tamanho completo. Digite a letra e
para Editar.
Antes perceba na descrição das partições que ele mostra as partições que já estão criadas, você pode identificar qual partição você deseja usar analisando dados como:
size
;start
e entre outros.
Vamos supôr que vamos instalar o OpenBSD que tem o maior tamanho de partição, então o comando seria: e 0
Se tiver dúvida digite
help
para mais informações. Lembrando que a letrae
é o mesmo do comandoedit
, ou seja, é uma abreviação:edit 0
. Assim como: h(help), w(write), q(quit), …
o ID para a label do OpenBSD é o a6 ou A6 , para saber todos os identificadores, você pode teclar o simbolo de interrogação ? . Se seu teclado estiver desconfigurado, o símbolo da interrogação geralmente é o [Shift + ;] (segure o Shift e pressione a tecla do ponto e vírgula).
Do you wish to edit in CHS mode ? [n]
Nesse caso, basta aceitar o padrão que ele propôs [n] , ou seja, só pressionar [ENTER] e aceitar os tamanhos já definidos da partição, a menos que você deseje alterar tamanho(size) e o CHS.
Pronto, agora basta pressionar a letra w
(write) e se quiser ver como alterações ficaram pressione p
(print) e depois q
(quit) para sair .
Lembre-se que por padrão o OpenBSD irá criar múltiplas partições, podendo dividí-la em até 16 partições dependendo do tamanho do seu HD . Mas se você deseja, você pode criar um layout semelhante ao do Linux:
Para isso pressione c
(Custom Layout), se você somente pressionar [ENTER] sem digitar a letra c
, ele irá aceitar o padrão definido entre colchetes que é o [a]
(Auto layout).
p
para mostrar como está atulamente a divisão .Lembrando que a letra c representa o HD e não uma partição, e se já houver outra letra, provavelmente a letra i , é que que é o tamanho disponível para particionar.
Logo , vamos criar a partição root , basta digitar a letra a
(add) e o OpenBSD automaticamente irá lhe perguntar se deseja criar a partição de letra a (não confundir com o a
de add , entre os colchetes ele informa o nome/letra da partição) , geralmente o root é a letra a, basta pressionar [ENTER]. O offset será padrão mesmo, só pressione [ENTER], já no size informe um tamanho de forma que sobre para a SWAP, exemplo: Se o tamanho for 42000000 42GB , e você deseja reservar 2G para SWAP, digite: 40000000 , dessa forma sobrará 2GB para a SWAP. O FS TYPE deve ser 4.2BSD mesmo, se estiver entre colchetes, basta pressionar [ENTER]. E o mount point precisa ser o root / , se seu teclado estiver desconfigurado, o barra(/) geralmente é o ;(ponto e vírgula, sem o Shift =) ) .
Pronto, definimos a partição root.
a
novamente;b
que está entre colchetes, para isso basta pressionar [ENTER];w
(write) para gravar as alterações.Se quiser ver como ficou o layout após as alterações pressione a letra p
e para sair e continuar a instalação pressione a letra q
e depois [ENTER]. lógico! =)