O NomadBSD como o próprio nome diz, é um sistema Live, ou seja, você instala e usa ele direto de um disco USB (Pendrive) . Ele é baseado em FreeBSD e possui uma avançadíssima detecção de hardware.
O NomadBSD possui um desktop completo e baseado em múltiplas opções:
Além do LibreOffice, Gravador de CD/DVD , ferramenta gráfica (e de fácil utilização) para conexão a redes Wi-FI e entre uma porrada de softwares bem bacanas.
E tudo isso ele carrega muito rapidamente e tudo muito leve. O NomadBSD vem por padrão com OpenBox e tint2, e possui ainda o Plank que é startado automaticamente ao iniciar a sessão.
Para instalar o NomadBSD é bem fácil, basta baixar o arquivo no formato compactado: .lzma:
wget http://nomadbsd.org/download/nomadbsd-1.2.img.lzma
Nesse caso baixará a versão 1.2, a mais atual para a data de publicação desse artigo, para a arquitetura 64-bit . Para outras opções acesse esse link: http://nomadbsd.org/download.html
Depois descompacte o arquivo:
lzma -d nomadbsd-1.2.img.lzma
E depois grave num disco USB (Pendrive)
Lembrando que nesse caso, eu assumi que o pendrive está como dispositivo sdb , atente-se também que não deve copiar para partição (não usar números:
sdb1) .
dd bs=1M if=nomadbsd-1.2.img of=/dev/sdb conv=fsync
Depois é só dar o boot na sua máquina pelo Pendrive e configurar a instalação para seus gostos . Ele irá pedir para você informar dados como: editor padrão, senha, shell padrão e entre outros, depois é só reiniciar e logar com a senha que você escolheu.
O NomadBSD não faz nenhuma modificação no seu HD, somente no disco USB . Apesar de ser possível usá-lo no seu HD.
Veja mais screenshots em: http://nomadbsd.org/screenshots.html