DragonFly BSD é um sistema operacional livre do tipo Unix, o qual originou-se de um fork do FreeBSD 4.8. Matthew Dillon, antigo desenvolvedor do FreeBSD entre 1994 e 2003, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003.
O objetivo final do projeto DragonFly em seu início era fornecer suporte nativo a clustering no kernel. Esse tipo de funcionalidade requer uma estrutura sofisticada de gerenciamento de cache para namespaces do sistema de arquivos, espaços de arquivos e espaços de VM. Esses e outros recursos eventualmente culminam na capacidade de permitir que programas altamente interativos sejam executados em várias máquinas, com a coerência do cache totalmente garantida em todos os aspectos. Isso também requer a capacidade de dividir recursos, incluindo a CPU por meio de um contexto de VM controlado, para atribuição segura a clusters de terceiros potencialmente inseguros pela Internet.
Ao lado do sistema de arquivos Unix, que tipicamente é o sistema de arquivos padrão em BSDs, o DragonFly BSD suporta o sistema de arquivos HAMMER. Ele foi desenvolvido especificamente para o DragonFly BSD para fornecer um análogo rico em recursos, porém ainda melhor projetado do cada vez mais popular ZFS.
herbstluftwm é um gerenciador de janelas manual para X11 usando Xlib e Glib. Suas principais características podem ser descritas com:
lemonbar é uma barra baseada no XCB. Ele fornece comutação de cor de primeiro plano e/ou segundo plano juntamente com alinhamento de texto e sob texto de texto colorido, suporte UTF-8 completo e área de memória reduzida. Nada menos e nada mais.
Assista ao vídeo