DragonFlyBSD + HerbstluftWM + Lemonbar

Nesse vídeo instalamos e configuramos o Dragonflybsd, Herbstluftwm e o Lemonbar.


DragonFlyBSD + HerbstluftWM + Lemonbar

Dragonflybsd

DragonFly BSD é um sistema operacional livre do tipo Unix, o qual originou-se de um fork do FreeBSD 4.8. Matthew Dillon, antigo desenvolvedor do FreeBSD entre 1994 e 2003, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003.

O objetivo final do projeto DragonFly em seu início era fornecer suporte nativo a clustering no kernel. Esse tipo de funcionalidade requer uma estrutura sofisticada de gerenciamento de cache para namespaces do sistema de arquivos, espaços de arquivos e espaços de VM. Esses e outros recursos eventualmente culminam na capacidade de permitir que programas altamente interativos sejam executados em várias máquinas, com a coerência do cache totalmente garantida em todos os aspectos. Isso também requer a capacidade de dividir recursos, incluindo a CPU por meio de um contexto de VM controlado, para atribuição segura a clusters de terceiros potencialmente inseguros pela Internet.

Ao lado do sistema de arquivos Unix, que tipicamente é o sistema de arquivos padrão em BSDs, o DragonFly BSD suporta o sistema de arquivos HAMMER. Ele foi desenvolvido especificamente para o DragonFly BSD para fornecer um análogo rico em recursos, porém ainda melhor projetado do cada vez mais popular ZFS.


Herbstluftwm

herbstluftwm é um gerenciador de janelas manual para X11 usando Xlib e Glib. Suas principais características podem ser descritas com:

  • o layout é baseado na divisão de quadros em subtramas que podem ser divididos novamente ou podem ser preenchidos com janelas (semelhante a i3/musca)
  • tags (ou espaços de trabalho ou áreas de trabalho virtuais ou…) podem ser adicionadas/removidas no tempo de execução. Cada tag contém um layout próprio
  • exatamente uma tag é visualizada em cada monitor. As tags são independentes do monitor (semelhante ao xmonad)
  • ele é configurado em tempo de execução por meio de chamadas ipc do herbstclient. Portanto, o arquivo de configuração é apenas um script que é executado na inicialização. (semelhante ao wmii / musca)

Lemonbar

lemonbar é uma barra baseada no XCB. Ele fornece comutação de cor de primeiro plano e/ou segundo plano juntamente com alinhamento de texto e sob texto de texto colorido, suporte UTF-8 completo e área de memória reduzida. Nada menos e nada mais.

Assista ao vídeo


Clique Aqui Para Assistir o Vídeo


Clique aqui para acessar os arquivos utilizados no vídeo

Conheça nosso Treinamentos de Shell Script, Vim, Expressões Regulares e Sed

http://terminalroot.com.br/cursos

Crie Sua Promoção

http://terminalroot.com.br/promo

Acompanhe todos os vídeos da Série Shell Script Profissional

#ShellPro


bsd dragonflybsd


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Mais detalhes

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.