O OpenBSD é um sistema operacional livre e de código aberto, semelhante ao Unix(http://terminalroot.com.br/2016/11/blog-linux-unix.html), originário da Berkeley Software Distribution (BSD), um derivado da Research Unix desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley . No final de 1995, Theo de Raadt se separou do NetBSD . Além do sistema operacional como um todo, o projeto mantém versões portáveis de muitos subsistemas, principalmente o OpenSSH , que estão disponíveis como pacotes em outros sistemas operacionais.
Os aprimoramentos de segurança do OpenBSD , a criptografia integrada e o PF ( filtro de pacotes ) são adequados para uso no setor de segurança, como em firewalls, sistemas de detecção de invasão e gateways VPN . Sistemas proprietários de vários fabricantes são baseados no OpenBSD, incluindo dispositivos da Armorlogic (Profense web application firewall), Calyptix Security, GeNUA, RTMX, e .vantronix. Versões posteriores do Services for UNIX da Microsoft, uma extensão do sistema operacional Windows que fornece funcionalidade semelhante ao Unix , usam grandes quantidades de código do OpenBSD.
O download do OpenBSD pode ser obtido nesse link onde há diversas opções, inclusive o install que seria o mais recomendado para aqueles que desejam instalar via CD/DVD ou por um dispositivo USB. Se quiser escolha o espelho mais próximo da sua localização e baixe com mais velocidade.
No vídeo que encontra-se no final desse artigo há todos os procedimentos necessários:
usermod -G wheel [usuário]
echo "export PKG_PATH=ftp://mirrors.unb.br/pub/OpenBSD/$(uname -r)/packages/$(uname -m)" >> .profile
echo 'exec startxfce4' > ~/.xinitrc
vim /etc/rc.conf
#dbus_daemon avahi_daemon
#dbus_enable=YES
echo '/usr/local/bin/slim -d' >> /etc/rc.local
vim /etc/slim.conf
#/current_theme
#s/default/bluer
vim ~/.profile
export PKG_PATH=ftp://mirrors.unb.br/pub/OpenBSD/6.3/packages/amd64
export LC_ALL=pt_BR.UTF-8
export LANGUAGE=pt_BR.UTF-8
export LANG=pt_BR.UTF-8
export PS1="\e[36;1m\u\e[37;1m@\e[34;1m\h \w \e[m»\n ⤷ "
pkg-add xdg-user-dirs
exit
cd
xdg-user-dirs-update
Observação: os botões de desligar e reiniciar ficam “cinzas” impedindo de usar o launcher para efetuar esses procedimentos, ainda não encontrei uma solução, apesar de haver isso na documentação:
https://github.com/openbsd/ports/blob/master/meta/xfce/pkg/README-main , caso ocorra com você também, tente adicionar seu usuário ao grupo operator para poder usar o comando
shutdown
para desligar e rebootar o sistema:
usermod -G operator [usuário]
shellscript openbsd bsd xfce slim