Todos os clientes de e-mail são idiotas. Este só é um pouco menos!
Todos os clientes de e-mail são idiotas. Este só é um pouco menos!
Para efetuar essa façanha vamos utilizar o mutt . Mutt é um cliente de email em modo texto puro para sistemas Unix-like (POSIX). Foi originalmente escrito por Michael Elkins em 1995 e lançado sob a GNU General Public License versão 2 ou posterior. O slogan do mutt é “Todos os “mail clients” são idiotas. Este só é um pouco menos”.
Mutt é um Mail User Agent (MUA), ou seja, ele ler e-mails no protocolo especificado, para enviar e-mails, você precisará possuir na sua máquina um MTA (Mail Transfer Agent), nesse caso vamos utilizar o sendmail . Você pode usar o gerenciador de pacotes da sua distribuição para instalá-lo, no Gentoo basta você rodar o comando emerge mutt sendmail , no entanto, vamos compilar alguns pacotes junto com eles, que nas versões binárias, provavelmente vocês não precisarão instalar.
Se você não possuir o comando euse instale o Gentoolkit com o comando
emerge --ask app-portage/gentoolkit
Após isso você precisa criar um arquivo no seu diretório pessoal vim ~/.muttrc e nele pôr o seguinte conteúdo:
Substitua a palavra SEU_E_MAIL com seu e-mail; A_SENHA_DO_SEU_EMAIL com sua senha; e SEU_NOME pelo seu nome.
Pra você conseguir enviar e-mails, você precisa autorizar o uso de APLICATIVOS MENOS SEGUROS NO GMAIL . Há duas formas de você fazer isso:
Se você não habilitar no GMail essa opção, provavelmente você obterá o erro:
Após efetuado esses passos, você já consegue enviar e-mails com o simples comando:
Onde Conteúdo teste é o corpo do e-mail ; Assunto teste é o título; e destinatario@email.com é o e-mail que você enviará o conteúdo.
Envio de e-mail com anexo , o -a informa o(s) anexo(s) , se houver mais de um , também separe por espaços , neste exemplo estou enviando dois arquivos anexos
Obs.: Observe que após o nome do último arquivo a anexar deve-se colocar ‘–’ (dois traços) para depois informar o(s) destinatário(s).
Pra você ler seus e-mails, basta você rodar o comando mutt , se colorir e entre outras facilidades, insira o conteúdo abaixo no início do seu arquivo ~/.muttrc
Se quiser mais facilidades ainda insira o conteúdo abaixo também no seu ~/.muttrc (ANTES DO CÓDIGO DAS CORES), mas leia antes os comentários para obter mais informações.
E se quiser ainda mais alternativas, adicione isso depois das cores:
NÃO ESQUEÇA DE ALTERAR
‘SEU_E_MAIL’
‘SEU_NOME’ ENTRE OUTRAS COISAS,
# LEIA OS COMENTÁRIOS DOS CÓDIGOS PRONTOS !
Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!