Zsh é um shell de login interativo que também pode ser usado como um poderoso intérprete de linguagem de script. É semelhante ao bash e ao Korn shell, mas oferece uma grande capacidade de configuração.
Se você não souber o comando para instalação do ZSH através do gerenciador de pacotes da sua distribuição, tente usar a ferramenta de pesquisa, ex.: (apt-cache serch [pacote], yum search [pacote],…)
No Gentoo a instalação consiste em
Após instalação, basta rodar o comando: zsh
Automaticamente ele nos irá pedir para configurar a criação do arquivo ~/.zshrc , mas como vamos instalar o Oh My Zsh ! , vamos ignorar apertando -q (sair e não criar esse arquivo) para todos, pois será criado automaticamente pelo OhMyZsh!
Agora vamos instalar o Oh My Zsh ! Que é um framework para o Zsh . O endereço dele é o https://github.com/robbyrussell/oh-my-zsh, rode esse comando para baixar e instalá-lo
Agora veja que o arquivo ~/.zshrc foi criado e já configurado, só rodar um
Perceba que um tema default já foi automaticamente configurado, vamos analisar o arquivo precriado e configurado pelo OMZSH:
Na linha correspondente a THEMES você pode alterar o tema de acordo com esse link https://github.com/robbyrussell/oh-my-zsh/wiki/themes , onde há diversos temas, todos os temas já estão presentes, basta você utilizá-lo, vamos ver três temas preferidos por mim: bira, funky e o gnzh!
Para alterar do bash para o zsh basta rodar o comando chsh -s /bin/zsh ao encerrar a sessão e entrar novamente, o shell já estará mudado.
Para mais informações, consulte o manual: man zsh
Comente!