Mathematical Markup Language (Linguagem de Marcação Matemática) (MathML) é uma aplicação do XML para representar símbolos e fórmulas matemáticas, apontada na integração dela em documentos World Wide Web. Ela é uma recomendação do grupo de trabalho matemático do W3C. Ela está dividida em duas partes:
Exemplo raíz quadrada de 2
Perceba que o elemento raiz do MathML é o “math”, e que a raiz quadrada é representada pelo elemento “msqrt” (para outras raízes existe o elemento “mroot”, veja os exemplos na próxima página) e o elemento “mn” representa um número.
Os elementos mais usados em MathML são “mn”, “mi” e “mo”. Eles servem para representar respectivamente números (ex.: 1, 0.235), variáveis/constantes (ex.: x, π) e operadores (ex. +, =).
Veja um exemplo usando esses 3 elementos:
Outro elemento usado com frequência é o “mrow”. Esse elemento tem a função de agrupar outros elementos em linha. A princípio, pode parecer um elemento sem muita utilidade, mas em MathML existem elementos com um número específico de filhos. Dessa forma “mrow” se torna muito útil.
Por exemplo, o elemento “mfenced” serve para colocar parênteses ao redor de outro elemento, mas se for colocado mais de um elemento filho dentro dele, esses elementos são separados por vírgula, veja:
Outro elemento que tem o número de filhos predefinido é “mfrac”, que serve para criar frações, o primeiro filho é o numerador e o segundo é o denominador. Segue um exemplo:
Os elementos “msub” e “msup” também têm o número de filhos predefinidos:
Com MathML, é possível criar matrizes com uma sintaxe semelhante às tabelas HTML. O elemento pai é o “mtable”. Dentro dele temos elementos de linha “mtr”, e dentro desses, elementos de coluna “mtd”. Veja:
Fórmula de Bhaskara:
Documentação Oficial: MathML Mathematical
Via: PRMINFO