A linha de comando no GNU/Linux é muito produtiva, útil e interessante, no entanto, às vezes pode ser muito perigoso, principalmente se tratando do usuário root, ou do usuário que pode assumir a maioria dos seus privilégios, o sudo. É necessário saber exatamente o que está fazendo. Esse artigo serve para alertá-los sobre alguns comandos do terminal, para não executá-los.
O comando rm -rf é um dos maneira mais rápida de eliminar uma pasta e seu conteúdo. Mas um pouco de erro de digitação ou ignorância pode resultar em danos no sistema irrecuperáveis. Algumas das opções usadas com o comando rm é:
comando rm no Linux é usado para apagar arquivos.
Por isso, tenha cuidado quando você está executando o comando rm -rf. Para evitar um acidente de excluir arquivos com o comando ‘rm’, crie um alias de comando ‘rm’ como ‘rm -i’ “.bashrc”, ele irá pedir-lhe para confirmar cada exclusão.
A descrição acima é o fork bomb. Ele opera através da definição de uma função chamada ‘:’, que se chama duas vezes, uma no primeiro plano e uma vez no fundo. Ele mantém em execução novamente e novamente até que o sistema congela.
O comando acima escreve a saída do ‘comando’ no bloco /dev/sda. O comando acima escreve dados brutos e todos os arquivos no bloco serão substituídos por dados brutos, resultando em perda total dos dados no bloco.
Tudo movido para /dev/null, desaparece do sistema.
O comando acima irá baixar um script a partir de uma fonte mal-intencionada e, em seguida, executá-lo. Comando wget irá baixar o script e sh irá executar o script baixado.
Nota: Você deve ser muito consciente da fonte de onde você está baixando pacotes e scripts. Só use esses scripts/aplicações que é baixado de uma fonte confiável.
O comando acima irá danificar os blocos do seu HD, e formatá-lo.
Qual arquivo importante do sistema, será substituído com esse redirecionador.
A forma exata de usá-lo é criar um arquivo backup:
e redirecionar com 2 “maiores que”, » , se necessário, exemplo para um source.list:
Este comando é usado para editar o comando anterior sem a necessidade de digitar novamente todo o comando novamente. Mas isso realmente pode ser problemático se você não tomou o risco de verificar cuidadosamente a mudança no comando original usando ^ ^ foo comando bar.
O comando acima irá acabar com como /dev/sda e escrever dados aleatórios para o bloco. Claro! Seu sistema seria deixado na fase inconsistente e irrecuperável.
O comando abaixo nada mais é que o primeiro comando deste artigo (rm-rf). Aqui os códigos estão escondidos em hex para que um usuário ignorante pode ser enganado. Executando o código abaixo em seu terminal e limpar sua partição raiz.
Este comando aqui mostra que a ameaça pode ser escondida e normalmente não detectável, às vezes. Você deve estar ciente de que você está fazendo e qual seria o resultado. Não compilar/rodar códigos a partir de uma fonte desconhecida.
Veja um vídeo bem legal onde resume os 5 mais perigosos
Via: http://www.tecmint.com/10-most-dangerous-commands-you-should-never-execute-on-linux/
gnulinux gnu terminal comandos