E aê galera!?Eu estava configurando meu Firewall hoje e decidi escrever um Post sobre Iptables pra documentar algumas informações. Iptables é o nome da ferramenta do espaço do usuário que permite a criação de regras de firewall e NATs. Apesar de, tecnicamente, o iptables ser apenas uma ferramenta que controla o módulo netfilter(O netfilter é um módulo que fornece ao sistema operacional Linux as funções de firewall, NAT e log dos dados que trafegam por rede de computadores.), o nome “iptables” é frequentemente utilizado como referência ao conjunto completo de funcionalidades do netfilter. O iptables é parte de todas as distribuições modernas do Linux.
Ao reiniciar o computador as Regras de Firewall são perdidas, para isso é preciso criar um script para executar sempre que o computador for iniciado.
Para verificar quais regras estão criadas, se existir, o comando é:
se não retornar nada é porque o pacote não está instalado, então você pode instalá-lo pelo comando:
Rejeitar pacotes de uma porta:
Aceitar pacotes de uma porta:
Desativar o iptables, isso libera todas as portas:
Essa regra abaixo fecha todas as portas, porém voçê conecta a internet normalmente, mas aplicativos como Apache por exemplo não funcionará no localhost.
aqui abaixo a mesma regra, porém para o protocolo UDP.
Lembrando que as tabelas do IPTABLES são lidas de cima pra baixo, ou seja, se você quiser fechar todas as portas e liberar somente o apache a porta 80, você precisa primeiro criar a regra que libera a porta 80 (ou as portas que você deseja), pra só depois fechar todas as outras
, depois:
Para acessar pacotes de determinados IPs de uma rede interna, ou de uma determinada rede, você usar os comandos abaixo
, aceitar as requisições do IP 192.168..107 e no comando seguinte, aceitará todas as requisições da rede interna, se logo depois vc fechar tudo pra internet, a regra de aceitar será válida, o inverso não.
Para configurações de compartilhamento, seria regras de NAT,assim:
Para compartilhar a conexão do modem com a rede local:
Para compartilhar uma conexão via ADSL ou cabo instalada na eth0:
Para desativar o compartilhamento, você deve usar o comando :
Uma observação é que estas regras não incluem um servidor DHCP, você deve configurar os clientes com endereço IP fixo ou então ativar o serviço DHCPD na sua distribuição. Será necessário também configurar os DNS, se não souber os endereços do seu provedor, você pode usar os DNS públicos do Google 8.8.8.8 e 8.8.4.4, mais informações sobre esses DNS Clique Aqui.
Mais uma linha interessante de se adicionar, que protege contra pacotes danificados (usados em ataques DoS por exemplo) é
(esta linha deve ser adicionada antes das demais).
Depois de todas as regras criadas, voçê criar um script em Shell e gravar na pasta /usr/bin/ com o nome que você deseja e poderá executar esse nome no terminal que automaticamente, será criadas as regras, lembrando que para isso tem de estar com permissão de execução e deve ser o usuário root.Você também pode torná-lo inicializável, em Debian e Debian-Likes(Ubuntu, Linux Mint,…) com o comando
para excluir basta trocar o defaults por remove.
Para fazer um forward(Redirecionamento, exemplo: uma solicitação de jogo na porta 27020, você quer que seja direcionada ao PC 192.168.1.107 da sua rede)com Iptables.
Você pode repetir o comando várias vezes para direcionar varias portas diferentes para várias máquinas. Naturalmente uma mesma porta não pode ser fowardada duas vezes.Para um range de portas, o Counter Strike pode usar mesmo da 27015 até 27030, se você não qual porta dessa range do seu colega está aberta, então você pode abrir esta faixa de portas assim:
Eu crie um script em PHP para verificar quais portas estão abertas da porta 1 até a 1024 abaixo:
Mas você pode utilizar o Nmap para verificar quais portas estão abertas no seu micro, para instalá-lo no Debian e Debian-Likes, basta:
para analisar em rede interna use o IP interno, para análise à internet use seu IP externo, para loopback use:
Há também um serviço online que tem como você efetuar testes de portas e de invasões, eu uso muito ele, é o http://www.grc.com/
É isso aê, espero que gostem e comentem.
Fonte: www.hardware.com.br