Crie Jogos 2D com HaxeFlixel

Escrito com a linguagem de programação Haxe que também pode compilar para: JavaScript , C++ , Java, PHP, C#, Python, Lua e Node.js.


Crie Jogos 2D com HaxeFlixel


HaxeFlixel é um motor de jogos 2D multiplataforma gratuito e fácil de usar desenvolvido com a linguagem de programação Haxe e o framework OpenFL.

Está disponível para diversas plataformas, tais como: Windows, macOS, Android, iOS, Web e GNU/Linux.

A linguagem de programação Haxe é de alto nível que pode produzir aplicativos e código-fonte para muitas plataformas de computação diferentes a partir de uma base de código, dentre elas: JavaScript , C++ , Java, PHP, C#, Python, Lua e Node.js.

É um software livre e de código aberto , lançado sob a licença MIT. O compilador, escrito em OCaml, é lançado sob a GNU General Public License (GPL) versão 2.


Instalação

Para utilizar o HaxeFlixel primeiramente você precisará da linguagem de programação Haxe instalada no seu sistema. O procedimento para todos os sistemas operacionais pode ser encontrado na página de download, para Windows por exemplo já há binários pré-compilados, ou seja, basta rodar um arquivo .exe e depois adicionar o caminhos à variável de ambiente.

Alguns exemplos rápidos de instalação:

choco install haxe # Windows com Chocolatey
brew install haxe # macOs via Brew
sudo apt install haxe # Debian, Ubuntu, Mint e similares
sudo pacman -S haxe # Arch, Manjaro e similares
sudo dnf install haxe # Fedora
sudo zypper install haxe # OpenSUSE

Após devidamente instalada a linguagem de programação Haxe, agora basta instalar o HaxeFlixel da seguinte forma:

Use o gerenciador de pacotes do Haxe(haxelib) que já estará disponivel e instale os seguintes pacotes:

haxelib install lime openfl flixel

Criando um exemplo básico

Crie um projeto/pasta e entre no mesmo e pelo terminal: Windows Terminal, PowerShell, Terminal do Ubuntu,… rode o comando:

flixel tpl -n "HelloWorld"

Isso criará uma pasta de nome HelloWorld como todos os arquivos necessários para seu projeto.

Dentro da pasta HelloWorld no seu projeto haverá uma subpasta de nome source e nela uma arquivo: PlayState.hx, abra esse arquivo com seu editor de código preferido;

Lembrando que existem extensões para o Haxe no VS Code, Vim, Neovim e entre muitos outros, incluindo para o IDE Visual Studio.

Insira esse código ao arquivo

package;

import flixel.FlxState;

class PlayState extends FlxState {
  override public function create() {
    super.create();

    var text = new flixel.text.FlxText(0, 0, 0, "Hello World", 64);
    text.screenCenter();
    add(text);
  }

  override public function update(elapsed:Float)    {
    super.update(elapsed);
  }
}

Agora pelo terminal, rode:

lime test html5

O provável resultado será similar a imagem abaixo:

HaxeFlixel HelloWorld

Veja demos rodando no navegador: https://haxeflixel.com/demos/.

Para mais informações consulte os links abaixo:


gamedev ocaml haxe


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Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

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