Como Inserir Facilmente os Comentários do GitHub no seu Blog

Diga adeus ao Disqus, comentários do Facebook ou qualquer outro!


Como Inserir Facilmente os Comentários do GitHub no seu Blog

Eu sempre tive uma birra com comentários aqui no blog , no início eu utilizava o comentários do Facebook , mas achava meio estranho até porque nem todo mundo tem uma conta no Facebook e esse blog é um blog técnico em linhas finais.

Então eu mudei pro Disqus , no início até tava legal , mas depois começou a ficar ruim porque eles passaram a inserir propagandas (nada mais justo se tratando de um serviço gratuito, a versão paga não exibe anúncios) .

Ainda sim continuei porque antigamente o blog não era monetizado , mas como eu passei também a exibir anúncios ficou bizarro, pois o número de blocos publicitários ficou muito cheio, ficou até parecendo o site do UOL, propagandas por todos os cantos! 😀

Decidi voltar pro Facebook , mas quase ninguém estava usando o recurso, então veio algumas ideias na cabeça e pensei,💡 tcharaaamm! GitHub !!! Ainda pensei em outras alternativas (veja final do artigo para ver as outras alternativas) , mas com certeza o mais ideal é do GitHub , pois esse é um blog de Desenvolvedores :

Developers, Developers and developers - Steve Ballmer - Microsoft

Introdução

Apesar de você poder fazer na unha , esse tutorial será mais simplificado (..Facilmente..) e então vamos utilizar um serviço que fará tudo pra gente da maneira mais intuitiva possível, estou me referindo ao utteranc.es/.

O utteranc.es/ é um widget de comentários leve e desenvolvido sobre os issues do GitHub.

Características do utteranc.es

  • Código aberto ( Open Source ). 🙌
  • Sem rastreamento, sem anúncios, sempre grátis. 📡🚫
  • Sem bloqueio. Todos os dados armazenados nos issues do GitHub. 🔓
  • Alternativa ao uso de tema escuro. 🌘
  • Leve. Vanilla TypeScript. Não há downloads de fontes e estruturas JavaScript . 🐦🌲

Ainda tem direto à reações

Imagem reações

E também comentar com Emojis do GitHub , tem: Pinguin, Trollface, Octocat do GitHub e todos os que você já conhece e muito mais, veja um exemplo na imagem abaixo e clique aqui para ver a lista completa:

Emojis GitHub

Não é muito daora !!!

Garoto MEME

Como Inserir no seu Blog

1º Passo

Primeiramente é necessário você autorizar ( OAuthflow ) o uso desse aplicativo. E para fazer isso basta clicar nesse link se já estiver logado no GitHub basta clicar em Instalar conforme imagem abaixo:

Imagem de instalar

Depois o GitHub vai perguntar para você se a autorização é referente à todos os repositórios ou somente para somente os repositórios que você selecionará , se desejar, clicando no combo(Select repositories) , veja as imagens abaixo:

Imagens do app

No meu caso, só escolhi o repositório que contém o blog criado , pois é justamente pra ele que será usado. Após decidir qual a sua escolha, basta clicar em Install , pronto, depois pode ser que você seja direcionado à página do utteranc.es e lá vamos ao segundo passso.

2º Passo

Na página do utteranc.es procure o campo que pede pra você informar um repositório e o dono(conta) do GitHub e insira: NOME_DA_SUA_CONTA/NOME_DO_REPOSITÒRIO , conforme imagem abaixo.

Imagem repositório

Após preencher o código será gerado automáticamente(não botão de confirmar, é dinâmica a bagaça! 😀 ) num campo mais ao final dessa página (Enable Utterances) , copie o código e cole no seu código HTML da página que você deseja que seja exibida (No meu caso, lógico, a página que é incluída no arquivo _layouts/post.html ) , veja o exemplo de código abaixo:

Código para colar

E você ainda pode customizar com escolha do: Tema, Issue Label e Issue Mapping como há antes desse campo de exibição do campo, mas se não souber escolher e/ou não quiser, pode deixar como default/padrão que irá funfar assim mesmo 😎 !

Pronto!

Observação

Quando alguém for comentar, além de estar logado no GitHub precisa também aceitar a autorização do aplicativo do utterances para conseguir comentar . Ao tentar comentar a pessoa será automáticamente direcionada para esse aceite(clicar em: Authorize utterances by utterances ) conforme imagem abaixo:

Authorize utterances

Ainda ficou alguma dúvida ?!!

Comenta aí (com os comments do GitHub, 😜 ) que a gente vai tentar lhe ajudar. Mas se der certo não custa nada você comentar também e dizer o que achou! 🤭 . Abraços e até a pŕoxima !!!


github web dicas


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!