By Marcos Oliveira,

DragonFlyBSD + HerbstluftWM + Lemonbar

Dragonflybsd

DragonFly BSD é um sistema operacional livre do tipo Unix, o qual originou-se de um fork do FreeBSD 4.8. Matthew Dillon, antigo desenvolvedor do FreeBSD entre 1994 e 2003, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003.

O objetivo final do projeto DragonFly em seu início era fornecer suporte nativo a clustering no kernel. Esse tipo de funcionalidade requer uma estrutura sofisticada de gerenciamento de cache para namespaces do sistema de arquivos, espaços de arquivos e espaços de VM. Esses e outros recursos eventualmente culminam na capacidade de permitir que programas altamente interativos sejam executados em várias máquinas, com a coerência do cache totalmente garantida em todos os aspectos. Isso também requer a capacidade de dividir recursos, incluindo a CPU por meio de um contexto de VM controlado, para atribuição segura a clusters de terceiros potencialmente inseguros pela Internet.

Ao lado do sistema de arquivos Unix, que tipicamente é o sistema de arquivos padrão em BSDs, o DragonFly BSD suporta o sistema de arquivos HAMMER. Ele foi desenvolvido especificamente para o DragonFly BSD para fornecer um análogo rico em recursos, porém ainda melhor projetado do cada vez mais popular ZFS.


Herbstluftwm

herbstluftwm é um gerenciador de janelas manual para X11 usando Xlib e Glib. Suas principais características podem ser descritas com:

  • o layout é baseado na divisão de quadros em subtramas que podem ser divididos novamente ou podem ser preenchidos com janelas (semelhante a i3/musca)
  • tags (ou espaços de trabalho ou áreas de trabalho virtuais ou…) podem ser adicionadas/removidas no tempo de execução. Cada tag contém um layout próprio
  • exatamente uma tag é visualizada em cada monitor. As tags são independentes do monitor (semelhante ao xmonad)
  • ele é configurado em tempo de execução por meio de chamadas ipc do herbstclient. Portanto, o arquivo de configuração é apenas um script que é executado na inicialização. (semelhante ao wmii / musca)

Lemonbar

lemonbar é uma barra baseada no XCB. Ele fornece comutação de cor de primeiro plano e/ou segundo plano juntamente com alinhamento de texto e sob texto de texto colorido, suporte UTF-8 completo e área de memória reduzida. Nada menos e nada mais.

Assista ao vídeo


Clique Aqui Para Assistir o Vídeo


Clique aqui para acessar os arquivos utilizados no vídeo

Conheça nosso Treinamentos de Shell Script, Vim, Expressões Regulares e Sed

http://terminalroot.com.br/cursos

Crie Sua Promoção

http://terminalroot.com.br/promo

Acompanhe todos os vídeos da Série Shell Script Profissional

#ShellPro



Sobre o Autor

Marcos Oliveira

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Mahatma Gandhi


Dê você também uma Contribuição
Compartilhe nas suas Redes Sociais!




Inscreva-se no Nosso Canal do Youtube



DioStore - A sua loja geek!

A melhor Loja Geek do Brasil. Os produtos mais criativos, como: canecas, camisetas, capachos, almofadas, etc. Venha conhecer a loja nerd mais legal da internet. Nós criamos produtos geek e nerd de alta qualidade para um público apaixonado, autodidata, tecnológico e absolutamente exigente.



Curso Extremamente Avançado em Shell Script Bash

Você irá descobrir técnicas avançadas de escrever em Shell Script. Como criar instaladores para distribuições Linux, Animações, Documentações, além de tudo sobre Processos em sistemas tipo UNIX, detalhes sobre Comandos Avançados e Muito Mais !



Crie Sua Própria Promoção

Customize seus Pacotes de Treinamentos obtendo descontos muito em conta!