By Marcos Oliveira,

Nesse vídeo também customizamos o XFCE adicionando temas e ícones, além de dicas adicionais de compilação padrão, customização do Shell e muitas outras dicas interessantes.

Introdução

O OpenBSD é um sistema operacional livre e de código aberto, semelhante ao Unix(http://terminalroot.com.br/2016/11/blog-linux-unix.html), originário da Berkeley Software Distribution (BSD), um derivado da Research Unix desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley . No final de 1995, Theo de Raadt se separou do NetBSD . Além do sistema operacional como um todo, o projeto mantém versões portáveis ​​de muitos subsistemas, principalmente o OpenSSH , que estão disponíveis como pacotes em outros sistemas operacionais.

Os aprimoramentos de segurança do OpenBSD , a criptografia integrada e o PF ( filtro de pacotes ) são adequados para uso no setor de segurança, como em firewalls, sistemas de detecção de invasão e gateways VPN . Sistemas proprietários de vários fabricantes são baseados no OpenBSD, incluindo dispositivos da Armorlogic (Profense web application firewall), Calyptix Security, GeNUA, RTMX, e .vantronix. Versões posteriores do Services for UNIX da Microsoft, uma extensão do sistema operacional Windows que fornece funcionalidade semelhante ao Unix , usam grandes quantidades de código do OpenBSD.

Download

O download do OpenBSD pode ser obtido nesse link onde há diversas opções, inclusive o install que seria o mais recomendado para aqueles que desejam instalar via CD/DVD ou por um dispositivo USB. Se quiser escolha o espelho mais próximo da sua localização e baixe com mais velocidade.

Instalação e Configuração

No vídeo que encontra-se no final desse artigo há todos os procedimentos necessários:

  • Instalação e configuração do OpenBSD
  • Instalação e customização do XFCE
  • Instalação e configuração dos pacotes:
usermod -G wheel [usuário]
echo "export PKG_PATH=ftp://mirrors.unb.br/pub/OpenBSD/$(uname -r)/packages/$(uname -m)" >> .profile
echo 'exec startxfce4' > ~/.xinitrc
vim /etc/rc.conf
#dbus_daemon avahi_daemon
#dbus_enable=YES
echo '/usr/local/bin/slim -d' >> /etc/rc.local
vim /etc/slim.conf
#/current_theme
#s/default/bluer
vim ~/.profile
export PKG_PATH=ftp://mirrors.unb.br/pub/OpenBSD/6.3/packages/amd64
export LC_ALL=pt_BR.UTF-8
export LANGUAGE=pt_BR.UTF-8
export LANG=pt_BR.UTF-8
export PS1="\e[36;1m\u\e[37;1m@\e[34;1m\h \w \e[m»\n ⤷ "
  • SLiM Themes
  • Adicionar diretórios da pasta pessoal automaticamente
pkg-add xdg-user-dirs
exit
cd
xdg-user-dirs-update

Observação: os botões de desligar e reiniciar ficam “cinzas” impedindo de usar o launcher para efetuar esses procedimentos, ainda não encontrei uma solução, apesar de haver isso na documentação:

https://github.com/openbsd/ports/blob/master/meta/xfce/pkg/README-main , caso ocorra com você também, tente adicionar seu usuário ao grupo operator para poder usar o comando shutdown para desligar e rebootar o sistema:

usermod -G operator [usuário]

Clique Aqui para Assitir o Vídeo

Conheça nosso Curso Extremamente Avançado de Shell Script Bash

Download de todos os arquivos


Dê você também uma Contribuição
Compartilhe nas suas Redes Sociais!




Inscreva-se no Nosso Canal do Youtube



Curso Extremamente Avançado em Shell Script Bash

Você irá descobrir técnicas avançadas de escrever em Shell Script. Como criar instaladores para distribuições Linux, Animações, Documentações, além de tudo sobre Processos em sistemas tipo UNIX, detalhes sobre Comandos Avançados e Muito Mais !