By Marcos Oliveira,

Diferenças do Shell Bash no Linux para o Mac OS X

No Mac OS X a partir do Panther, o Bash é o Shell padrão do sistema, e ele já está devidamente instalado para todos os usuários. No entanto, o Bash no Mac se difere em algumas coisas do Bash no GNU/Linux. O Mac OS X é derivado do BSD, as ferramentas não tem as opções das ferramentas GNU, que são nativas no Linux. Mas também há execeções.

Exemplos

  • O comando tac » No Mac não existe tac, no entanto, pode-se obter o mesmo resultado utilizando o camando tail -r , e então criar um alias para chegar até o tac
alias tac="tail -r"
  • O comando seq » No Mac e no Unix em geral, não existe seq , mas há um comando similar que é o jot , mas há uma sintaxe diferente.

  • O comando dialog » No Mac também não há dialog . Mas existem programas como o Fink, MacPorts e Rudix, que permitem instalar no Mac da Apple, programas do Linux. O Rudix por sinal é desenvolvido por brasileiros. Existe também o CocoaDialog, que utiliza janelas gráficas do Mac OS X, mas as opções se diferem do dialog, mas é muito similiar em outras coisas.

Pra você saber mais sobre as ferramentas citadas, você pode cosultar os links abaixo:

http://rudix.org/

http://finkproject.org/

https://www.macports.org/

http://mstratman.github.io/cocoadialog/

Faça nosso curso gratuito de Shell Bash e adquira todo conteúdo nesse link

http://www.terminalroot.com.br/shell/

Deixe seu comentário!

Valeu!

Esse post foi adapatado do livro Shell Script Profissional - Aurelio M. Jargas

Curso Extremamente Avançado em Shell Script Bash

Você irá descobrir técnicas avançadas de escrever em Shell Script. Como criar instaladores para distribuições Linux, Animações, Documentações, além de tudo sobre Processos em sistemas tipo UNIX, detalhes sobre Comandos Avançados e Muito Mais !