Super Computadores usam Linux - Blog

A cada seis meses a TOP500 disponibiliza a lista dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo tendo como base o sistema de Benchmarks Linpack. Estas super máquinas pertencem normalmente a governos ou a parcerias público-privadas que compartilham os custos e o tempo de processamento do sistema.

O super computador mais potente do mundo continua sendo o Sunway TaihuLight.

De acordo com as informações disponibilizadas no top500.org, o Sunway TaihuLight é cerca de duas vezes mais poderoso e três vezes mais eficiente que o seu antecessor, que tinha também sido construído na China, mas com tecnologia Intel (Norte-Americana), o Tianhe-2.

Super Computadores usam Linux - Blog

O Sunway TaihuLight foi criado pelo Centro de Investigação de computação paralela da China, tem uma performance de 93 petaflops (mil biliões de cálculos por segundo) e é usado para modelização climática e pesquisa científica no Centro nacional da China para supercomputadores na cidade de Wuxi.

Quais os países com mais super computadores?

De acordo com com as informações, só a China e os Estados Unidos têm 171 super computadores cada um, no TOP 500. Em terceiro lugar aparece a Alemanha com 31 super computadores seguido do Japão com 27 e na quinta posição a França com 20 super máquinas. Portugal não tem qualquer super computador.

Super Computadores usam Linux - Blog

Em termos de Sistema operacional…quem domina?

O Linux continua a dominar por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com os dados, no TOP 500 existem 498 máquinas que correm Linux.

Super Computadores usam Linux - Blog

As restantes têm como sistema operacional o Unix, não existindo assim qualquer máquina com Windows.

Via TOP500 e PplWare