de de

HTML é coisa do passado, o negócio agora é MarkDown!


Desde que eu mudei o blog para o Github com Jekyll, eu descobri e venho me encantando cada vez mais com o MarkDown!

Blog Linux

Desde que eu mudei o blog para o Github com Jekyll, eu descobri e venho me encantando cada vez mais com o MarkDown!

Introdução, mas o que é MarkDown ?

Markdown é uma ferramenta de conversão de texto para HTML para web writers. O Markdown permite que você escreva usando um formato de texto simples e fácil de ler, fácil de escrever e, em seguida, convertê-lo em XHTML estruturalmente válido (ou HTML). Desenvolvido em 2004 por John Gruber e Aaron Swartz e foi escrito em Python.

Como escrever em MarkDown ?

Bom para escrever em MarkDown, é justamente o objetivo dessa postagem, mostrar o básico e caso você se interesse, haverá links úteis onde há documentação mais ampla para que evolua e descubra mais sobre ele. As extensões para MarkDown podem ser: .md ou .markdown , além de outras variações. Quando você salva um arquivo com uma dessas extensões, em um editor de texto que reconhece o MarkDown , você já poderá notar a sintaxe destacada do MarkDown, um exemplo é o gEdit.

Como interpretar MarkDown

Lembrando que precisa de parser para MarkDown , caso você não tenha instalado, você pode usar o Github, pois ele possui e interpretra textos escritos em MarkDown, mas essa implementação pode ser efetuada por você mesmo, exemplos de parsers para MarkDown:

Desenvolvimento em MarkDown

Há algumas formas de escrever em MarkDown que corresponde a algumas tags em HTML, são exemplos básicos para uma lista mais completa consulte a documentação do MarkDown, lembrando que existe também o MultiMarkDown fletcherpenney.net/multimarkdown/ que expandiu a ideia e acrescentou mais marcações.

Exemplos básicos

![Texto para Alt](/path/to/img.jpg)

ou
![Texto para Alt](/path/to/img.jpg "Título Opcional")

com CSS
![Alt text][id]
# Texto para h1
## Texto para h2
### Texto para h3
#### Texto para h4
##### Texto para h5
###### Texto para h6
^Aqui é a minha citação.
+ Item da minha lista
+ Item da minha lista
+ Item da minha lista

* Item da minha lista
* Item da minha lista
* Item da minha lista

- Item da minha lista
- Item da minha lista
- Item da minha lista

E muito mais marcações na Documentação Oficial

https://daringfireball.net/projects/markdown/

Conclusão

Lógico que o título é somente expressivo, o HTML ainda não é passado, mas o MarkDown é mais simples e fácil, e você pode escrever tags HTML misturadas com marcações em MarkDown em um arquivo .md e não haverá problemas! Espero que gostem e não esqueçam de comentar dando sua opinião, seu comentário é importantíssimo principalmente para outros leitores!