Blog Linux

App Maker é um construtor de aplicativo mais recente no mercado de construção de aplicativos, apenas com o drag-and-drop, clicando e arrastando é possível ter o seu aplicativo. O lançamento desse mais novo recurso foi anunciado ontem.

O App Maker promete tornar mais fácil a construção de aplicativos, de maneira que qualquer pessoa desenvolva rapidamente aplicativos básicos que atendem a um propósito específico dentro de uma empresa.

O novo serviço do google, App Maker, possui um ambiente de desenvolvimento de arrasta e solta baseado em nuvem que permite criar a interface do usuário e preenchê-la com dados de aplicativos do google como Google Maps, Contatos, Grupos e praticamente qualquer serviço que ofereça uma API.

Os aplicativos são executados na mesma infraestrutura em que os aplicativos do G Suite e os administradores de TI também podem gerenciá-los exatamente da mesma maneira que o Gmail, Drive e outros aplicativos do G Suite.

Facilidade com o construtor de aplicativo App maker

O google já tem alguns projetos para a criação de App, o exemplo disso é o curso gratuito de desenvolvimento android, que é mais voltados para programadores e profissionais de TI.

Já com esse novo recurso construtor de aplicativo app maker do google será possível que praticamente qualquer pessoa crie App facilmente com o construtor de aplicativo, sem a necessidade de conhecimentos avançados de informática.

O caso mais comum para usar este tipo de aplicativos são soluções de rastreamento de tempo ou rastreamento de pedidos e inventário – essencialmente qualquer problema dentro de uma empresa que pode ser facilmente digitalizado e resolvido por um aplicativo personalizado básico.

Vantagens do construtor de aplicativo app maker

A vantagem do App Maker, segundo o Google, é que os usuários não terão que se preocupar com qualquer infraestrutura subjacente. O construtor de aplicativo permite desenvolver aplicativos que resolvam suas necessidades sem precisar contratar um desenvolvedor e hospedagem.

Os usuários que quiserem personalizar ainda mais, também será possível graças ao editor de scripts embutido, que parece uma IDE (o que é IDE) embutida.

O construtor de aplicativo App Maker está disponível através do Programa Early Adopter do Google para o G Suite Business.

Fonte: Google