Blog Linux slapt-get é um sistema baseado no APT para gerenciamento de pacotes da distribuição Slackware GNU/Linux . Ele foi escrito por Jason Woodward no ano de 2003 e tem como objetivo fornecer os mesmos recursos que a versão original do software apt-get do Debian GNU/Linux . slapt-get contém uma biblioteca em C chamado libslapt-get que permite a criação de outros ambientes de GUI, como gslapt . Ele pode ser usado ou incluído como padrão em diversas distribuições baseadas no Slackware como Slamd64 , SLAX , GoblinX , Vector Linux , Wolvix…

Características

As características mais notáveis ​​do sistema são:

Dependências

slapt-get não fornece suporte para resolver dependências de pacotes incluídos na distribuição Slackware. No entanto, ele fornece uma estrutura para resolver dependências pacotes Slackware compatíveis, semelhante à do estilo de personalização manual dos APT . Várias fontes de pacotes e distribuições baseadas em Slackware fazem uso extensivo desse recurso.

Adicionar dependências não requer modificação do pacote em si, mas podem ser incluídas no arquivo PACKAGES.TXT, fornecido por Patrick Volkerding e Packages.gz, semelhante ao Debian . Existem vários códigos disponíveis para a criação dinâmica de um arquivo PACKAGES.TXT a partir de um grupo de pacotes. O formato de arquivo oficial irá adicionar algumas linhas por embalagem que são então processadas por slapt-get ao baixar fontes. São pacotes bastante comuns de terceiros ue incluem estas linhas para posterior extração no arquivo PACKAGES.TXT. A inclusão desta informação no arquivo não inibe o pkgtool de instalar pacotes com sucesso, mas é ignorado e descartado após a instalação.

Fontes organizadas

slapt-get funciona com repositórios oficiais do Slackware e repositórios de terceiros, CHECKSUMS.md5 e PACKAGES.TXT, revendo arquivos que fornecem o nome da ferramenta, o tamanho (tanto comprimido e não comprimido) e MD5 dos pacotes. Esses arquivos podem ser estendidos, como indicado na seção anterior, acrescentando dependências, conflitos e sugestões, bem como repositórios alternativos para um pacote.