By Marcos Oliveira,

Blog Linux slapt-get é um sistema baseado no APT para gerenciamento de pacotes da distribuição Slackware GNU/Linux . Ele foi escrito por Jason Woodward no ano de 2003 e tem como objetivo fornecer os mesmos recursos que a versão original do software apt-get do Debian GNU/Linux . slapt-get contém uma biblioteca em C chamado libslapt-get que permite a criação de outros ambientes de GUI, como gslapt . Ele pode ser usado ou incluído como padrão em diversas distribuições baseadas no Slackware como Slamd64 , SLAX , GoblinX , Vector Linux , Wolvix…

Características

As características mais notáveis ​​do sistema são:

  • ✷ Slackware utiliza ferramentas nativas como installpkg ou updatepkg.
  • ✷ Ele suporta múltiplas fontes de pacotes.
  • ✷ Armazena dados temporários na cache relativa a embalagens e atualização de fonte.
  • ✷ Protocolo suporta HTTP , HTTPS , FTP , FTPS , file: // e mais (por meio da libcurl ).
  • ✷ Continuando downloads interrompidos e verificar a integridade dos arquivos baixados mediantes MD5 .
  • ✷ Suporta pesquisa de pacotes por padrão POSIX e expressões regulares .
  • ✷ Manipulação de pacote por nome e/ou versão específica.
  • ✷ Obter e aplicar atualizações de software.
  • ✷ Atualizando de uma versão do Slackware para outro através de passos muito simples.
  • ✷ descrições de pacotes de amostra como tamanho, dependências, conflitos, etc.
  • ✷ Exclui pacotes atualizações como nome ou expressões regulares.
  • ✷ operação do motor para instalar, atualizar e exclusão, a comunicação de informações sobre o que vai ser feito e garantindo assim a integridade da execução da acção.
  • ✷ versões algoritmo de comparação para evitar alterações em versões anteriores de um pacote.
  • ✷ Apoiar a internacionalização pelo GNU gettext , suportando mais de 20 idiomas.
  • ✷ Verificação completa de integridade de dados, como escrever alterações somente se todas as fontes foram transferidas corretamente e bem apenas fazer o download de fontes que foram alteradas desde a última vez que foram atualizadas.

Dependências

slapt-get não fornece suporte para resolver dependências de pacotes incluídos na distribuição Slackware. No entanto, ele fornece uma estrutura para resolver dependências pacotes Slackware compatíveis, semelhante à do estilo de personalização manual dos APT . Várias fontes de pacotes e distribuições baseadas em Slackware fazem uso extensivo desse recurso.

Adicionar dependências não requer modificação do pacote em si, mas podem ser incluídas no arquivo PACKAGES.TXT, fornecido por Patrick Volkerding e Packages.gz, semelhante ao Debian . Existem vários códigos disponíveis para a criação dinâmica de um arquivo PACKAGES.TXT a partir de um grupo de pacotes. O formato de arquivo oficial irá adicionar algumas linhas por embalagem que são então processadas por slapt-get ao baixar fontes. São pacotes bastante comuns de terceiros ue incluem estas linhas para posterior extração no arquivo PACKAGES.TXT. A inclusão desta informação no arquivo não inibe o pkgtool de instalar pacotes com sucesso, mas é ignorado e descartado após a instalação.

Fontes organizadas

slapt-get funciona com repositórios oficiais do Slackware e repositórios de terceiros, CHECKSUMS.md5 e PACKAGES.TXT, revendo arquivos que fornecem o nome da ferramenta, o tamanho (tanto comprimido e não comprimido) e MD5 dos pacotes. Esses arquivos podem ser estendidos, como indicado na seção anterior, acrescentando dependências, conflitos e sugestões, bem como repositórios alternativos para um pacote.

Curso Extremamente Avançado em Shell Script Bash

Você irá descobrir técnicas avançadas de escrever em Shell Script. Como criar instaladores para distribuições Linux, Animações, Documentações, além de tudo sobre Processos em sistemas tipo UNIX, detalhes sobre Comandos Avançados e Muito Mais !