Aprenda usar o PackageKit para desenvolver suas aplicações

PackageKit é um sistema projetado para fazer a instalação e atualização de software no seu computador mais fácil.""


Blog Linux

O que é PackageKit?

PackageKit é um sistema projetado para fazer a instalação e atualização de software no seu computador mais fácil. O principal objetivo do projeto é unificar todas as ferramentas gráficas de software utilizados em diferentes distribuições, e usar algumas das mais recentes tecnologias, como PolicyKit.

Blog Linux

O cenário atual quanto ao gerenciamento de pacotes no Linux é bastante preocupante, pois devido a divergências de filosofia, licença ou finalidade de uma distribuição Linux, várias são as ferramentas implementadas para gerenciamento de pacotes, como por exemplo o apt, rpm, conary, portage.

O PackageKit não é uma ferramenta que surgiu para substituir estas formas de gerenciamento, mas, criar uma camada de abstração acima delas, provendo uma interface gráfica padrão para melhor gerenciamento gráfico dos softwares.

Blog Linux

Os casos de uso para o PackageKit existem para os seguintes cenários

  • atualizações de segurança de tempo de inicialização
  • Instalando arquivos automaticamente, por exemplo, o OpenOffice-clipart
  • Instalação de novos recursos, por exemplo, leitores de cartões inteligentes
  • Permitindo software em uma compilação corporativa Abrindo formatos de arquivo desconhecido Removendo dependências para arquivos

O PackageKit não é:

  • Um enorme daemon com muitas dependências.
  • Voltada para uma arquitetura ou plataforma particular.
  • Produzido por qualquer fornecedor.

Formalmente, PackageKit é uma camada de abstração de D-Bus que permite que o usuário da sessão para gerenciar pacotes de uma forma segura, utilizando um cross-distro, cross-arquitetura API.

O pkcon programa em modo de texto permite que você interaja com o PackageKit na linha de comando.

Por exemplo:

pkcon get-packages

PolicyKit

Por padrão, o PackageKit usa PolicyKit para autenticação do usuário. Isso significa que você, como um administrador, pode especificar com controle refinado que os usuários podem e não podem fazer.

Por exemplo, um administrador pode especificar que usuários sem privilégios pode atualizar o sistema e fazer a pesquisa, mas não estão autorizados a instalar ou remover pacotes. Para usuários domésticos, é típico para perguntar ao usuário para a sua própria, ou do administrador root senha. Com PolicyKit, todas estas opções são possíveis.

PolicyKit ( que agora é chamado de Polkit ) é um componente para controlar todo o sistema de privilégios em Unix-like sistemas operacionais.

Ele fornece uma maneira organizada para processos não privilegiados para se comunicar com os privilegiados. Polkit permite um nível de controle da política sistema centralizado. É desenvolvido e mantido por David Zeuthen da Red Hat e acolhida pelo freedesktop.org projeto. Ele é publicado como software livre sob os termos da versão 2 da GNU General Public License.

Blog Linux Desde a versão 0.105, o nome do projeto foi alterado de PolicyKit para polkit enfatizar que o componente do sistema foi reescrito e que a API foi alterada, quebrando compatibilidade com versões anteriores.

Fedora foi a primeira distribuição a incluir PolicyKit, e desde então tem sido usado em outras distribuições, incluindo Ubuntu desde a versão 8.04 e openSUSE desde a versão 10.3. Algumas distribuições, como Fedora, já mudou para o polkit reescrito , ao escrever esse artigo estou fazendo testes no Polkit no Debian 8 Jessie com a interface MATE.

É também possível utilizar polkit para executar comandos com privilégios elevados utilizando o comando pkexec seguido do nome do programa que você deseja.

pkexec 

Use o manual para mais informações

man pkexec

Quando usar pkexec vs. gksu/gksudo ou kdesudo?

Veja esse link para acompanhar as discussões sobre esse assunto

Blog Linux

Extras

OpenMoko

OpenMoko é um projeto para a criação de uma plataforma smartphone/GSM aberta, seguindo a filosofia FLOSS. Esta plataforma funciona sobre Linux e usa o sistema de gestão de pacotes ipkg.

Manual do PackageKit: https://packagekit.freedesktop.org/ Screenshots do PackageKit: https://packagekit.freedesktop.org/pk-screenshots.html Características do PackageKit no Debian: https://wiki.debian.org/PackageKit Características do PackageKit no Fedora: https://fedoraproject.org/wiki/Features/PackageKit

Manual do PackageKit pelo GNOME: https://help.gnome.org/users/gnome-packagekit/stable/

Blog Linux


gnulinux xwindow desenvolvimento


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!