By Marcos Oliveira,

Script para remover arquivos e diretórios com segurança

Muitas vezes perdemos arquivos ou diretórios que não queríamos excluir com o comando rm. Muitos tem a ideia de usar um alias para o rm e o rm -rf ou só rm -f para rm -i , no entanto , mesmo depois de dizer sim , nos arrependemos de excluir. Logo , criei essa outra solução de mover para lixeira , aumentado ainda mais a possibilidade da desistência . Você pode criar um script com esse código , ou mesmo editar seu .bashrc e incluir essa função junto com o alias . Lembrando que quando criamos uma função dentro do .bashrc , automaticamente ela virará também um comando , desta forma você pode usar , caso deseje , o comando remover em vez de rm também.

Primeiramente vou explicar cada linha

No primeiro comando da função remover(), temos uma validação no caso do usuário ter usado qualquer opção: -rf , -r , -f ,… Limpando a opção e pegando somente o arquivo , para isso usei o comando shift , ou seja , o $2 (que é o arquivo ou o diretório , nesse caso) e passando para o $1.

if [ ! -f "$1" ] && [ ! -d "$1" ]; then
 shift
fi

Logo depois temos declarações de variáveis , onde a origem será o arquivo “$1” e o destino o caminho da lixeira /home/$USER/.local/share/Trash/files/ e então movemos o arquivo para lixeira , caso posteriormente , deseje realmente excluir , esvaziar a lixeira ou só os arquivos/diretórios que deseje.

origem="$1";
destino="/home/$USER/.local/share/Trash/files/"; 
mv "$origem" "$destino";
echo "Movido para lixeira!";

No final uma mensagem de interação só para lembrar de que não foi excluído! Como disse , você pode editar seu ~/.bashrc e incluir no final do arquivo o código abaixo:

Valeu!



Sobre o Autor

Marcos Oliveira

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Mahatma Gandhi


Dê você também uma Contribuição
Compartilhe nas suas Redes Sociais!




Inscreva-se no Nosso Canal do Youtube



Curso Extremamente Avançado em Shell Script Bash

Você irá descobrir técnicas avançadas de escrever em Shell Script. Como criar instaladores para distribuições Linux, Animações, Documentações, além de tudo sobre Processos em sistemas tipo UNIX, detalhes sobre Comandos Avançados e Muito Mais !




Crie Sua Própria Promoção

Customize seus Pacotes de Treinamentos obtendo descontos muito em conta!