Script para remover arquivos e diretórios com segurança

Muitas vezes perdemos arquivos ou diretórios que não queríamos excluir com o comando rm.


Script para remover arquivos e diretórios com segurança

Muitas vezes perdemos arquivos ou diretórios que não queríamos excluir com o comando rm. Muitos tem a ideia de usar um alias para o rm e o rm -rf ou só rm -f para rm -i , no entanto , mesmo depois de dizer sim , nos arrependemos de excluir. Logo , criei essa outra solução de mover para lixeira , aumentado ainda mais a possibilidade da desistência . Você pode criar um script com esse código , ou mesmo editar seu .bashrc e incluir essa função junto com o alias . Lembrando que quando criamos uma função dentro do .bashrc , automaticamente ela virará também um comando , desta forma você pode usar , caso deseje , o comando remover em vez de rm também.

Primeiramente vou explicar cada linha

No primeiro comando da função remover(), temos uma validação no caso do usuário ter usado qualquer opção: -rf , -r , -f ,… Limpando a opção e pegando somente o arquivo , para isso usei o comando shift , ou seja , o $2 (que é o arquivo ou o diretório , nesse caso) e passando para o $1.

if [ ! -f "$1" ] && [ ! -d "$1" ]; then
 shift
fi

Logo depois temos declarações de variáveis , onde a origem será o arquivo “$1” e o destino o caminho da lixeira /home/$USER/.local/share/Trash/files/ e então movemos o arquivo para lixeira , caso posteriormente , deseje realmente excluir , esvaziar a lixeira ou só os arquivos/diretórios que deseje.

origem="$1";
destino="/home/$USER/.local/share/Trash/files/"; 
mv "$origem" "$destino";
echo "Movido para lixeira!";

No final uma mensagem de interação só para lembrar de que não foi excluído! Como disse , você pode editar seu ~/.bashrc e incluir no final do arquivo o código abaixo:

Valeu!


shellscript dicas terminal comandos


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!