Curso Certificação Linux LPI-102: Utilitários e Ferramentas do TCP/IP

Principais ferramentas do TCP/IP no Linux

Dig

O comando dig tem como função primária retornar o dns da rede, mas também pode ser usado para pegar o ip de um host ou retornar o nome do hos__t de um __ip dado.

dig [endereço]

dig www.terminalroot.com.br

Ping

Ele usa o protocolo ICMP obrigatório ECHO_REQUEST datagrama de obter uma ECHO_RESPONSE ICMP de um host ou gateway. ECHO_REQUEST datagramas (pings) tem um cabeçalho de IP e ICMP, seguido por um struct timeval e, em seguida, um número arbitrário usados ​​para preencher o pacote.

ping [opções] [endereço(HOST ou IP)]

Exemplo(a opção -c testa o número x de vezes):

ping www.terminalroot.com.br
ping -c4 www.terminalroot.com.br

Traceroute

Rastreia os rotear pacotes tomadas a partir de uma rede IP em seu caminho para um determinado host. Ele utiliza o protocolo IP tempo de vida (TTL) de campo e as tentativas de obter uma resposta ICMP TIME_EXCEEDED de cada gateway ao longo do caminho para o host.

traceroute [opções] [endereço]

exemplo

traceroute www.terminalroot.com.br

Whois

Whois se refere a um serviço para consultar a informação sobre um domínio de Internet, quem é o dono do domínio, quando expira o domínio, quem é o registrador do domínio, seus DNS-s. Através desta web ou de qualquer web que ofereça a busca de domínios, ou serviço whois se pode ver via web.

whois objeto[@servidor]

whois www.terminalroot.com.br

Telnet

O comando telnet é usado para se comunicar com outro host usando o protocolo TELNET. Se o telnet é invocado sem o argumento host, ele entra em modo de comando, indicado por seu prompt (telnet>). Neste modo, ele aceita e executa os comandos listados abaixo. Se ele é chamado com argumentos, ele executa um comando de abertura com esses argumentos.

telnet [endereço] [porta]

$ telnet www.terminalroot.com.br

FTP

Clique aqui para mais informações sobre FTP

Host

É um utilitário simples para a realização de pesquisas de DNS. É normalmente usado para converter nomes em endereços IP e vice-versa. Quando não há argumentos ou opções são dadas, anfitrião imprime um breve resumo de seus argumentos de linha de comando e opções.

host [opções] [endereço] [servidor]

Exemplo

host www.terminalroot.com.br

Até a próxima!