By Marcos Oliveira,

Curso Certificação Linux LPI-102: Utilitários e Ferramentas do TCP/IP

Principais ferramentas do TCP/IP no Linux

  • dig
  • ping
  • traceroute
  • whois
  • telnet
  • ftp
  • host

Dig

O comando dig tem como função primária retornar o dns da rede, mas também pode ser usado para pegar o ip de um host ou retornar o nome do hos__t de um __ip dado.

dig [endereço]

dig www.terminalroot.com.br

Ping

Ele usa o protocolo ICMP obrigatório ECHO_REQUEST datagrama de obter uma ECHO_RESPONSE ICMP de um host ou gateway. ECHO_REQUEST datagramas (pings) tem um cabeçalho de IP e ICMP, seguido por um struct timeval e, em seguida, um número arbitrário usados ​​para preencher o pacote.

ping [opções] [endereço(HOST ou IP)]

Exemplo(a opção -c testa o número x de vezes):

ping www.terminalroot.com.br
ping -c4 www.terminalroot.com.br

Traceroute

Rastreia os rotear pacotes tomadas a partir de uma rede IP em seu caminho para um determinado host. Ele utiliza o protocolo IP tempo de vida (TTL) de campo e as tentativas de obter uma resposta ICMP TIME_EXCEEDED de cada gateway ao longo do caminho para o host.

traceroute [opções] [endereço]

exemplo

traceroute www.terminalroot.com.br

Whois

Whois se refere a um serviço para consultar a informação sobre um domínio de Internet, quem é o dono do domínio, quando expira o domínio, quem é o registrador do domínio, seus DNS-s. Através desta web ou de qualquer web que ofereça a busca de domínios, ou serviço whois se pode ver via web.

whois objeto[@servidor]

whois www.terminalroot.com.br

Telnet

O comando telnet é usado para se comunicar com outro host usando o protocolo TELNET. Se o telnet é invocado sem o argumento host, ele entra em modo de comando, indicado por seu prompt (telnet>). Neste modo, ele aceita e executa os comandos listados abaixo. Se ele é chamado com argumentos, ele executa um comando de abertura com esses argumentos.

telnet [endereço] [porta]

$ telnet www.terminalroot.com.br

FTP

Clique aqui para mais informações sobre FTP

Host

É um utilitário simples para a realização de pesquisas de DNS. É normalmente usado para converter nomes em endereços IP e vice-versa. Quando não há argumentos ou opções são dadas, anfitrião imprime um breve resumo de seus argumentos de linha de comando e opções.

host [opções] [endereço] [servidor]

Exemplo

host www.terminalroot.com.br

Até a próxima!



Sobre o Autor

Marcos Oliveira

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Mahatma Gandhi


Dê você também uma Contribuição
Compartilhe nas suas Redes Sociais!




Inscreva-se no Nosso Canal do Youtube



Curso Extremamente Avançado em Shell Script Bash

Você irá descobrir técnicas avançadas de escrever em Shell Script. Como criar instaladores para distribuições Linux, Animações, Documentações, além de tudo sobre Processos em sistemas tipo UNIX, detalhes sobre Comandos Avançados e Muito Mais !




Crie Sua Própria Promoção

Customize seus Pacotes de Treinamentos obtendo descontos muito em conta!