Blog Linux

O Linux já representa, hoje, um mercado anual de mais de 18 bilhões de dólares e, de acordo com especialistas, deve atingir um patamar superior a 50 bilhões em menos de três anos. Além disso, cerca de 50% dos departamentos de TI das empresas já usam Linux e Open Source em suas áreas mais importantes.

O LPI certifica profissionais de Linux em 3 níveis: LPIC-1, LPIC-2 e LPIC-3, cada uma com duas provas. O LPI conta cerca de 40.000 profissionais certificados no mundo todo, e o Brasil participa com cerca de 5 a 6% deste total. Em nosso país, a certificação profissional está crescendo e ganhando corpo à medida que as empresas estão percebendo tal importância nos processos de recrutamento, seleção e promoção. Os empregados já sentem que a certificação profissional aumenta a empregabilidade e, consequentemente, o reconhecimento profissional.

Documentação

Se há algo de que os entusiastas e profissionais envolvidos com Linux não podem reclamar é a oferta de documentação oferecida pela maioria dos programas desenvolvidos para o sistema. São milhares de páginas explicando minuciosamente cada aspecto da configuração do sistema, englobando desde um simples comando para lidar com arquivos de texto até um complexo servidor de email.

Algumas definições sobre termos usados para documentação são necessárias

O diretório

/usr/share/doc

possui grande parte da documentação de uma distribuição Linux e diversos aplicativos na forma de HOWTOs, FAQs, arquivos README, HELP, guias de instalação e manuais de usuários.

Exemplos

info test
man passwd
man 5 passwd #exibe o manual do arquivo /etc/passwd
ls --help

Os comandos

#procura por programas e comandos através da descrição
apropos

e

# procura pelo comando no manual e retorna sua breve descrição
whatis

Notificação de Usuários

Serve para notificar os usuários sobre alguma situação especial do sistema, para esta tarefa são utilizados três arquivos

# utilizado para exibir mensagens para usuários após o login, seu conteúdo é texto e pode ser alterado com o vim
/etc/motd
# utilizado para exibir mensagens para usuários antes de efetuarem o login, também pode ser alterado com o vim
/etc/issue
# mesmo que o issue, porém para acessos remotos
/etc/issue.net

Linux Blog